06/07/2024 15:04:13

Água Branca
19/05/2013 22:11:05

Diferença entre Psicológo, Psiquiatra e Neurologista


Diferença entre Psicológo, Psiquiatra e Neurologista
Ilustração

Existem profissões diferentes, que lidam com as mesmas coisas, porém de formas diferentes. Essas profissões são bem mais eficientes quando se unem, porque se completam; apesar de que, em alguns casos, funcionam muito bem individualmente. Entre essas profissões podemos citar: Juízes e Promotores (trabalham com a justiça), Engenheiros e Arquitetos (trabalham com construção), Fiscais de Renda e Coletores (trabalham com tributos) e Psicólogos e Psiquiatras (trabalham com a mente).

O que observo muitas vezes é que as pessoas têm problemas psiquiátricos e acaba indo em neurologistas ou psicólogos, por não saberem a diferença entre esses profissionais ou por medo ou preconceito. Acham que psiquiatra é somente médico de doido, o que é totalmente errado. Outras vezes, têm problemas psicológicos e procuram psiquiatras ou neurologistas por não saber o que esses profissionais tratam. Em outras ocasiões estão com problemas neurológicos e procuram erroneamente psicólogos ou psiquiatras para se tratarem. O erro na escolha do profissional correto implica em perca de tempo, perca de dinheiro e agravamento do problema. Por isso, estou escrevendo este artigo, para ajudar as pessoas na escolha do profissional correto.

Há uma dúvida simples acerca da diferença entre essas profissões. Qual seria a diferença entre um psicólogo e um psiquiatra? Um dos motivos da confusão ocorre desde o início da pronúncia. Ambos comportam um prefixo em comum, iniciam-se com “psi”. O prefixo “psi” origina-se de PSYKHÉ, que quer dizer:  “mente, alma, espírito”.

O termo “psi”, bastante utilizado pelas pessoas, muitas vezes pode ser permeado de confusão quanto aos significados, principalmente quando se refere aos profissionais indicados por este termo. Portanto vamos esclarecer a diferença entre essas profissões e as suas respectivas áreas de atuação.

1 - Psicologia - A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano e animal (para fins de pesquisa e correlação, na área da psicologia comparada. Outro objeto de estudo da psicologia são as personalidades inadaptáveis com comportamentos desviantes, chamados de psicopatologia. A Psicologia atua na causa do problema, eliminando o mesmo ou resignificando-o através da psicoterapia (tratamento psíquico através das técnicas psicológicas) ou hipnoterapia (tratamento psíquico através da hipnose). Quando a causa do problema é extinta ou resignificada, ocorre a cura total.

2 - Psiquiatria – A psiquiatria é o ramo da medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das doenças mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional. Para isso, é necessária uma avaliação completa do doente, com perspectivas biológica, psicológica, sociológica e outras áreas afins. Uma doença ou sintomas do problema psíquico pode ser tratado através da psicofarmacologia (medicamentos psicotrópicos). A psiquiatria atua nos sintomas do problema através da psicofarmacologia (medicamentos psicotrópicos). Muitas vezes após a retirada do medicamento os sintomas retornam.

3 - Neurologia -  A neurologia é uma especialidade médica que estuda o sistema nervoso central, periférico, suas relações e os seus transtornos. A neurologia atua nos sintomas das doenças neurológicas através de medicamentos específicos ou psicotrópicos.

QUANDO SE DEVE IR A UM PSICÓLOGO, PSIQUIATRA OU NEUROLOGISTA?

- Se você estiver perturbado por um problema que está interferindo na sua vida pessoal, profissional ou intelectual; se estiver com medos; preocupação excessiva; pensamentos obsessivos; traumas; ansiedade exagerada; fobias (medo de algo específico); insônia (provocada por problemas emocionais); angustia (peito apertado); sensação de bolo na garganta, tristeza prolongada (depressão no início); tremores internos, timidez, impotência sexual (psíquica) e choros sem um motivo aparente. Você deve ir a um psicólogo, porque sua doença e psicológica.

- Se você está com depressão média ou profunda; raiva incontrolável; pensamentos autodestrutivos (suicida); automutilação; transtorno de alimentação (bulimia, anorexia); transtorno do déficit de atenção e hiperatividade; autismo; alucinações visuais e/ou auditivas, mania de perseguição; síndrome do pânico (transtorno de ansiedade); ansiedade exagerada; transtorno de humor (alegria exagerada e/ou apatia ); transtorno bipolar; transtorno de personalidade; psicopatia e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Você deve ir a um psiquiatra; pois sua doença é psiquiátrica.

-Se você está com cefaleias (dores de cabeça generalizada); distúrbios do sono; tremores em uma parte do corpo ou no corpo todo; inflamações nos nervos ou tendões, epilepsia, doenças vasculares encefálicas; neuropatias (lesões nos nervos); mielopatias (estreitamento do canal espinhal); traumatismo crânio-encefálico; doenças neuro-degenerativas (mal de Parkinson, mal de Alzheimer, demências) e distúrbios do movimento. Nesses casos, você deve procurar um neurologista; a sua doença é neurológica.

Existem pessoas que são resistentes a buscar ajuda psíquica, mas pela minha experiência profissional, percebi que quanto mais se demora em buscar ajuda, mas o problema se acentua, e quando acentuado, difícil se torna o tratamento. É bom lembrar, que tanto o psicólogo quanto o psiquiatra, busca aliviar o sofrimento emocional do individuo, trabalhando para lhe proporcionar conforto e bem-estar psíquico.

Dr. Jacinto Martins de Almeida

Psicólogo/Psicanalista/Hipnólogo/Acupunturista

ESPECIALISTA NO TRATAMENTO DE MEDOS E DORES




Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 407
Notícias Agora
Google News