07/07/2024 19:34:31

Alagoas
19/04/2013 15:23:13

Superintendente do DNIT garante retomada das obras da BR-101


Superintendente do DNIT garante retomada das obras da BR-101
Fernando fortes Superintendente do DNIT em Alagoas

gazetaweb //

jobison barros

 

O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fernando Fortes Filho, confirmou, em entrevista na manhã desta sexta-feira (19), à Rádio Gazetaweb, que as obras de duplicação da BR-101 serão retomadas. O Tribunal de Contas da União (TCU) apontou indícios de irregularidades e o senador Fernando Collor (PTB/AL) recorreu junto à Corte para agilizar os serviços que estavam paralisados há um ano.

De acordo com Fernando, apenas dois trechos alagoanos que se estendem do Pilar até Teotônio Vilela foram paralisados em setembro do ano passado, em decorrência de indenizações de jazidas e cálculo da Distância Média de Transporte (DMT). Outros quatro lotes – divisa de Pernambuco e Alagoas com Novo Lino, Joaquim Gomes e Pilar, Teotônio Vilela e São Sebastião, e São Sebastião e divisa com Sergipe – sempre estiveram em andamento simultaneamente, desde outubro de 2010, quando as obras tiveram início.

A previsão é de que 80% dos serviços sejam concluídos em maio de 2014, restando apenas o 6º lote. “Vou apenas acionar o consórcio da construtora para continuar os trabalhos. Após um ano de paralisação, o TCU admitiu não ter havido nenhuma irregularidade, e o auxílio veio do senador Fernando Collor, a quem a gente agradece por ter se mobilizado e intercedido à presidência do tribunal”, comentou Fernando Fortes.

Ao todo, a duplicação da BR-101 contempla 248 km e faz parte das 10 maiores obras do País, estendendo-se do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Fernando Collor havia anunciado, no final da tarde dessa quinta, a decisão do TCU. Acompanhado do secretário-geral de Controle Externo, o presidente da Corte, ministro Augusto Nardes, esteve no gabinete do parlamentar e garantiu que, em “curtíssimo espaço de tempo”, ele daria a decisão do Tribunal sobre a retomada das obras.

No início do mês de abril, a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado aprovou um requerimento de Fernando Collor para que o TCU prestasse informações sobre os procedimentos do Plano de Fiscalização de Obras Federais (Fiscobras).

O senador, que é presidente da comissão, criticou os procedimentos do TCU na fiscalização das obras de infraestrutura do País, manifestando preocupação com as paralisações determinadas pela Corte de Contas.




Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 407
Notícias Agora
Google News