07/07/2024 20:28:49

Saúde
16/04/2013 15:33:58

Situações da Vida Real 1


Situações da Vida Real 1
Dr, Marco Mota

“Olá  Dr. tenho 17 anos e estou grávida de 12 semanas minha pressão tem ficado 9x6, e quando ela abaixa mais sinto meu coração bater na garganta muito forte, e logo em seguida minha vista vai escurecendo e não enxergo
mais nada e nem ninguém, fico gelada e demora um tempo pra voltar ao normal. O que é isso? Minha pressão está muito baixa? O que fazer quando acontecer isso?”.

O comportamento da pressão arterial durante a gestação é sempre motivo de dúvidas e porque não dizer de preocupações. O comum é que a pressão arterial caia um pouco (mesmo abaixo dos valores habituais apresentados pela gestante antes de engravidar). Isso é comum até os seis primeiros meses, quando a pressão começar a retomar os valores de normalidade encontrados antes de iniciar a gestação.

Esse comportamento na pressão arterial é normalmente explicado pelas mudanças hormonais mediadas pela progesterona e também pela formação da placenta, que funciona como uma “fistula arterio-venosa”. Totalmente esperada e fisiológica, pode, no entanto, provocar alguns desconfortos dentre eles episódios de hipotensão, especialmente quando a gestante demora muito na posição ortostática (filas de bancos, por exemplo).

Pode até acontecer episódios de desmaios, com os riscos próprios de quem está em vida ativa, inclusive precisando dirigir veículos automotivos. Esses sintomas comunmente são benignos e podem ser combatidos com o uso adequando de meias elásticas, que irão ativar os chamados corações periféricos (as panturrilhas), ajudando a manter o débito cardíaco e a proteger o cérebro.

Assim mesmo, costumo dizer às gestantes que me questionam com explicações para esse tipo de sintoma, que o melhor sinalizador de uma gestação que vai correr bem é ter pressão baixa durante todo o período gestacional.

O risco surge quando já se entra na gestação com pressão elevada ou quando a pressão começa a subir depois do sexto mês de gestação, caracterizando o que se denomina de pré- eclampsia. Essa sim uma condição extremamente perigosa e ameaçadora para o binômio gestante/feto.

Marco Mota

Médico cardiologista

CRM: 718-AL

Especialista em hipertensão e cardiologia




Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 407
Notícias Agora
Google News