05/07/2024 02:43:11

Alagoas
10/04/2013 10:42:49

Vice Governador promete para dezembro conclusão das casas dos desabrigados de 2010, em Santana do Mundaú


Vice Governador promete para dezembro conclusão das casas dos desabrigados de 2010, em Santana do Mundaú
Ilustração Google

correiodealagoas //

 

O vice-governador José Thomaz Nono (DEM) recebeu nesta terça-feira (09), em seu gabinete, o prefeito Marcelo Souza, o vice-prefeito Antônio Carlos, vereadores e representantes das famílias desabrigadas com as enchentes de 2010, em Santana do Mundaú. Nono ouviu as reivindicações e denúncias sobre cadastros ilícitos e garantiu que em dezembro de 2013 as obras Residencial Santana do Mundaú estarão concluídas.

Para que seja acelerado o processo da construção, o vice-governador afirmou que as famílias que ocuparam os imóveis inacabados têm de sair. Mas, segundo Cresivaldo Oliveira, um dos moradores atingidos, é preciso que se tenha uma garantia visto que, conforme denúncias feitas na Câmara de Vereadores na sexta-feira (05) tem muita gente cadastrada para receber as casas que moram na zona rural ou até mesmo em outros municípios circunvizinhos.

 

“O vice-governador disse que é para a Caixa entregar as casas definitivamente às pessoas que estão cadastradas regularmente. Mas, também disse que para continuar a obra a gente tem de esvaziar o local. Mas, se chover e o rio encher muito o povo volta para as casas”, afirma.

 

As famílias também querem um posicionamento da Caixa Econômica Federal. “Vamos sair, mas queremos a segurança de que teremos mesmo a nossa casa. Queremos a chave. Amanhã teremos uma reunião com representantes da Caixa porque ela é a nossa garantia”, ressalta Cresivaldo.

 

Thomaz Nono informou aos políticos de Santana do Mundaú e também aos atingidos pela enchente que a falta de recurso teria emperrado a continuidade da obra. Mas, segundo eles, teria assegurado que o Estado não dispõe de recurso para tal, mas que faria um empréstimo para que as casas sejam concluídas em dezembro.

 

Durante o encontro, o vice-governador também ouviu sugestões do representante dos moradores, Ronaldo Cardoso, que entende como grande auxílio o aluguel social já que muitos desabrigados utilizam o dinheiro do programa Bolsa-Família para essa finalidade. Nono não viu muita possibilidade, mas se dispôs a levar a sugestão ao governador Teotônio Vilela.

 

A Caixa Econômica já chegou a pedir à Justiça a reintegração de posse do futuro residencial. Ao todo foram feitos 648 cadastros, mas o governador afirma que 688 casas foram invadidas. Dos cadastros, apenas 437 já foram aprovados. Entre as denúncias há a afirmação de que membros da mesma família se dividem e ocupam vários imóveis. O vice-governador pediu ao prefeito que fiscalizasse para não beneficiar quem não foi atingido pela enchente.



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 405
Notícias Agora
Google News