05/07/2024 01:34:25

Municípios
09/04/2013 14:15:41

PC evita fuga em massa dos 36 presos da 11ª DRP


PC evita fuga em massa dos 36 presos da 11ª DRP
Presos tinham serrado parte da grade

A PC de União dos Palmares conseguiu evitar na noite desta segunda feira (08) uma fuga em massa dos 36 presos a disposição da Justiça encarcerados nas três celas disponíveis na Delegacia local, (cada uma delas medindo 8 metros quadrados) que utilizando um pedaço de serra conseguiram serrar o local por onde recebem alimentos e já haviam quebrado a fechadura na parte da baixo da grande na parte de trás do corredor.

A informação de uma senhora parente de um dos presos (que segundo ela não estava na ultima cela) dá conta de constantes reclamações pela falta de espaço e higiene na carceragem que no momento abriga presos acusados de  variados delitos desde estupros até seqüestros, assassinatos e assaltos, podendo existir, segundo a mesma fonte, presos até oriundos da cidade de Matriz de Camaragibe.

A estratégia da fuga

Como não existem guardas penitenciários na Delegacia local, os agentes (em número resumido) se revezam durante as 24 horas do dia no atendimento aos detidos. Na noite do domingo, um agente encarregado do turno da noite observou que na ultima cela os presos ligaram o rádio em volume alto (certamente para abafar o ruído da serra) durante toda a noite, razão pela qual redobrou a atenção. Na manhã de ontem, outro agente ao adentrar no corredor observou que o espaço para os presos receber pacotes como alimentos, roupas e remédios estava com uma barra a menos. Em seguida foi observado que a ultima grade estava sem a fechadura da parte posterior. A fuga, certamente, seria na noite da segunda feira.

De imediato, foi solicitado apoio ao 2º BPM cujo Oficial do Dia era o ten. Franklin que pessoalmente comandou a operação de retirada dos presos da cela da qual pretendiam fugir (seriam 11) e realizou uma revista em cada cela, tendo sido localizados a barra de ferro serrada, a serra, dois telefones celulares e dois carregadores.

Investigações iniciadas

Na manhã desta terça feira, o Delegado Regional Dr. Valdecks Pereira deu inicio a investigação sobre a tentativa de fuga, ouvindo separadamente cada preso. O fato será comunicado ainda hoje a cúpula da Secretaria de Defesa Social e ao Juiz da 3ª Vara Criminal Dr. Antonio Rafael, que deve também vai receber um relatório da atual situação da população carcerária de União dos Palmares que ocupa parte da carceragem da Delegacia Distrital de Santana do Mundaú onde existem mulheres presas que respondem processo na Justiça local.

editoria //

 


Galeria




Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 405
Notícias Agora
Google News