Jornalismo é a atividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados factuais e divulgação de informações. Também define-se o Jornalismo como a prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais. Jornalismo é uma atividade de Comunicação. Em uma sociedade moderna, os meios de comunicação tornaram-se os principais fornecedores de informação e opinião sobre assuntos públicos, mas o papel do jornalismo, juntamente com outras formas de mídia, está sofrendo modificações, decorrentes da expansão da Internet.
Ao profissional desta área dá-se o nome de jornalista. O jornalista pode atuar em várias áreas ou veículos de imprensa, como jornais, revistas, televisão, rádio, websítios, weblogues, assessorias de imprensa, entre muitos outros.
O mais antigo jornal que se tem notícia foi o Acta Diurna, que surgiu por volta de 69 a.C., a partir do desejo de Júlio Cesar de informar a população sobre fatos sociais e políticos ocorridos no império, como campanhas militares, julgamentos e execuções. As notícias eram colocadas em grandes placas brancas expostas em local de grande acesso ao público. Na China, jornais escritos a mão surgiram no século VIII.
A partir da invenção de Johannes Gutenberg, em 1447, surgiram os
jornais modernos, que tiveram grande circulação entre comerciantes, para a
divulgação de notícias mercantis. Havia ainda jornais sensacionalistas escritos
a mão, como o que noticiou as atrocidades ocorridas na Transilvânia, feitas por
Vlad Tsepes Drakul, mais conhecido como Conde Drácula. Em Veneza, o
governo lançou o Notizie scritte, em 1556, ao custo de uma pequena moeda
que ficou conhecida como "gazetta".
A publicação periódica iniciou-se na Europa Ocidental a partir do século XVII, como o ''Avisa Relation oder Zeitung'', surgido na Alemanha em 1609. O London Gazette, lançado em 1665, ainda mantém-se até a atualidade, agora como publicação oficial do Judiciário. Esses jornais davam pouca atenção a assuntos nacionais, preferindo focar-se em fatos negativos ocorridos em outros países, como derrotas militares e escândalos envolvendo governantes. Os assuntos locais passaram a ser mais abordados na primeira metade do século XVII, mas a censura era uma prática comum, não sendo possível noticiar algo que pudesse provocar insatisfação popular contra o governo. A primeira lei protegendo a liberdade de imprensa foi aprovada na Suécia em 1766.
Com a invenção do telégrafo, em
1844, as notícias passaram a circular muito mais rapidamente, gerando uma
grande mudança no jornalismo. Em meados do século XIX, os jornais já eram o
principal veículo de transmissão das informações, passando a surgir grandes
grupos editoriais, que tinham grande capacidade de influência.
Nos anos 1920, o surgimento do rádio novamente transformou o jornalismo, o
que voltou a acontecer a partir dos anos 1940 com o surgimento da televisão. A
partir do fim dos anos 1990, a internet trouxe volume e atualização de
informações sem precedentes.
A notícia é um formato de
divulgação de um acontecimento por meios jornalísticos. É a matéria-prima do
Jornalismo, normalmente reconhecida como algum dado ou evento socialmente
relevante que merece publicação numa mídia.
Fatos políticos,
sociais,
econômicos,
culturais,
naturais
e outros podem ser notícia se afectarem indivíduos ou grupos significativos
para um determinado veículo de imprensa. Geralmente, a notícia tem conotação
negativa, justamente por ser excepcional, anormal ou de grande impacto social,
como acidentes, tragédias, guerras e golpes de
estado. Notícias têm valor jornalístico apenas quando acabaram de
acontecer, ou quando não foram noticiadas previamente por nenhum veículo. A
"arte" do Jornalismo é escolher os assuntos que mais interessam ao
público e apresentá-los de modo atraente. Nem todo texto jornalístico é
noticioso, mas toda notícia é potencialmente objeto de apuração jornalística.
Quatro fatores principais influenciam na qualidade da notícia:
Novidade: a notícia deve
conter informações novas, e não repetir as já conhecidas
Tamanho: tanto o que for
muito grande quanto o que for muito pequeno atrai a atenção do público
Notícias chegam aos veículos de imprensa por meio de repórteres,
correspondentes,
agências de notícias e assessorias de imprensa.
Eventualmente, amigos e conhecidos de jornalistas fornecem denúncias, sugestões
de pauta, dicas e pistas, às vezes no anonimato, pelo telefone ou por
"e-mail".
Nos Estados Unidos é comum a figura do news-hawk
(gavião-de-notícia), uma espécie de informante-apurador contratado pelo jornal,
que anda em busca de assuntos que potencialmente possam gerar notícias.
A atividade primária do Jornalismo é a observação e descrição de
eventos, conhecida como reportagem
"O
quê?" - O fato ocorrido.
"Quando?"
- O momento do fato.
"Como?"
- O modo como o fato ocorreu.
A essência do Jornalismo,
entretanto, é a seleção e organização das informações no produto final (jornal,
revista, programa de TV etc.), chamada de edição.
O trabalho jornalístico consiste em captação e tratamento escrito, oral,
visual ou gráfico, da informação em qualquer
uma de suas formas e variedades. O trabalho é normalmente dividido em quatro
etapas distintas, cada qual com suas funções e particularidades: pauta, apuração,
redação
e edição.
A
pauta é a seleção dos
assuntos que serão abordados. É a etapa de escolha sobre quais indícios ou
sugestões devem ser considerados para a publicação final.
A
apuração é o processo de
averiguar informação em estado bruto (dados, nomes, números etc.). A
apuração é feita com documentos e pessoas que fornecem informações,
chamadas de fontes. A interação de jornalistas com suas fontes
envolve freqüentemente questões de confidencialidade.
A
redação é o tratamento das
informações apuradas em forma de texto verbal. Pode resultar num texto
para ser impresso (em jornais, revistas e sites) ou lido em voz alta (no
rádio, na TV e no cinema).
A
edição é a finalização do
material redigido em produto de comunicação, hierarquizando e coordenando
o conteúdo de informações na forma final em que será apresentado. Muitas
vezes, é a edição que confere sentido geral às informações coletadas nas
etapas anteriores. No jornalismo impresso (jornais
e revistas),
a edição consiste em revisar e cortar textos de acordo com o espaço de
impressão pré-definido. A diagramação é a disposição gráfica
do conteúdo e faz parte da edição de impressos. No radiojornalismo,
editar significa cortar e justapor trechos sonoros junto a textos de
locução, o que no telejornalismo ganha o adicional da edição
de imagens em movimento.
Estas três mídias citadas têm limites de espaço e tempo pré-definidos
para o conteúdo, o que impõe restrições à edição. No chamado webjornalismo,
ciberjornalismo ou "jornalismo
online", estes limites teoricamente não existem.
A inexistência destes limites começa pela potencialidade da interação no
jornalismo online, o que provoca um borramento entre as fronteiras que separam
os papéis do emissor e do receptor, anunciando a figura do interagente. Esta
prática tem se difundido como "jornalismo open source", ou o
jornalismo de código aberto, onde informações são apuradas,
redigidas e publicadas pela comunidade sem a obrigação de serem submetidas às
rígidas rotinas de produção e às estruturas organizacionais das empresas de
comunicação.
De acordo com a pesquisadora Catarina Moura, da Universidade da Beira
Interior (Portugal), Jornalismo Open Source "implica, desde logo, permitir
que várias pessoas (que não apenas os jornalistas) escrevam e, sem a castração
da imparcialidade, dê em a sua opinião, impedindo assim a proliferação de um
pensamento único, como o pode ser aquele difundido pela maioria dos jornais,
cuja objectividade e imparcialidade são muitas vezes máscaras de um qualquer
ponto de vista que serve interesses mais particulares que apenas o de informar
com honestidade e isenção o público que os lê".[
redação //
fonte wikipedia