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06/04/2013 11:48:45

Condutores ficam expostos a perigos na BR-104


Condutores ficam expostos a perigos na BR-104
Trecho da BR obiga condutor a diminuir velocidade

gazetaweb //

jamyle bezerra

 

Trafegar pela rodovia BR-104, no trecho entre o município alagoano de Ibateguara e a divisa com o estado de Pernambuco, tem sido um verdadeiro desafio para os condutores. Isso por conta da grande quantidade de buracos espalhados por mais de 10km, nos dois sentidos. Para desviar das crateras abertas no asfalto, os veículos são obrigados a invadir a pista contrária, correndo o risco de provocar acidentes.

A situação precária da rodovia não é um problema recente. Muitos deles existem há mais de um ano, sem que nenhum reparo fosse feito pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Se durante o dia já é difícil escapar da grande quantidade de buracos, à noite a situação fica ainda pior, tendo em vista a falta de iluminação na rodovia.

E não é preciso passar muitas vezes pela estrada para perceber os prejuízos causados pelos buracos aos condutores desavisados. No ltimo domingo (31), na volta do feriadão de Páscoa, era grande a quantidade de veículos parados no acostamento com os pneus furados. Até quem já sabe da existência dos buracos tem enfrentado riscos frequentes. É o caso da jornalista Aliny Gama, de 34 anos, que quase capotou com o carro por duas vezes.

“Conheço essa estrada há mais de dez anos e sempre observo que os trechos com buracos são os mesmos. O Dnit recupera, mas o asfalto cede de novo. Tem buraco em cima de buraco e aberto nos locais recortados, que foram asfaltados, mas é mesmo que nada, pois existem locais que têm verdadeiras crateras nos dois sentidos. Cada vez mais os buracos aumentam e os riscos de sofrermos acidentes também”, diz Aliny.

PROBLEMA ANTIGO

Depois de quase capotar na estrada, a jornalista decidiu fazer, por conta própria, um mapeamento dos locais onde ficam localizados os buracos. Tudo para evitar ser surpreendida novamente na rodovia que liga Alagoas a Pernambuco.

Mesmo conhecendo a estrada ia me acidentando na noite do dia 9 de março. Não capotei com meu carro porque não foi a hora. Ao cair num trecho que tem uma série formada por uns vinte buracos tentei trocar de faixa imaginando que a outra, no sentindo contrário, estivesse menos ruim, mas também estava totalmente esburacada. Nessa manobra brusca para não estourar nenhum pneu do meu carro, perdi o controle da direção e o veículo rodou duas vezes na estrada. Por pouco não capotou. À noite, você não tem muita noção da profundidade dos buracos e como estão enormes não temos muito o que fazer.

Depois desse episódio fiz uma espécie de mapa dos buracos, com foto e tudo, para que eu não seja surpreendida por uma cratera. Marquei os pontos e anotei. Quando vou me aproximando deles já vou ligando o pisca alerta porque temos de dirigir quase parando para passar pelos buracos, pois não tem como desviar deles", ressalta.

O casal de pernambucanos Luiz Sebastião, de 36 anos, e Marcela Pereira, 25, que veio conhecer a capital alagoana, também não escapou do problema. Eles foram surpreendidos pelos buracos no momento em que voltavam para casa pela BR-104. Com um pneu furado, eles quase chegaram atrasados ao trabalho, no município de Caruaru-PE.

“Não esperávamos que a rodovia tivesse tantos buracos e acabamos furando um dos pneus. Perdemos muito tempo para trocá-lo e chegamos em cima da hora para trabalhar. Não deu tempo nem de tomar café da manhã. Esse descaso com a rodovia que liga os estados de Alagoas a Pernambuco é um absurdo. São verdadeiras crateras abertas no local, nos dois sentidos, ressalta Luiz.

OBRA DO PAC

Em contato com a Gazetaweb, o superintendente do Dnit em Alagoas, Fernando Fortes, informou que um processo de licitação para reconstrução da rodovia está em andamento, obra que está inclusa no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A previsão é que dentro de três meses todo o processo licitatório esteja concluído, mas, como estará no período de inverno, é provável que a obra de reconstrução não seja iniciada de imediato.

"Eu acredito que, dentro de três meses, todo o processo seja concluído, mas como estaremos no período de inverno, a obra de reconstrução não poderá ser iniciada, somente o trabalho de manutenção, também previsto no contrato", ressaltou Fortes, ao afirmar que, há um ano, o projeto para reconstrução da rodovia estava pronto e teve que ser refeito após recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU).

Eu sou a pessoa mais interessada em resolver o problema dessa rodovia. O caso é que existe toda uma burocracia para que os trabalhos sejam iniciados, e isso é uma coisa que não depende só do Dnit”, afirmou Fernando Fortes.

Ainda de acordo com o superintendente do órgão, o problema na BR-104 é antigo e por isso a rodovia precisa ser reconstruída. “É preciso fazer um novo aterro e também resolver a questão da drenagem. A rodovia vai ser toda reconstruída”, promete.



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