02/07/2024 21:06:25

Polícia
26/03/2013 15:07:48

IML vai exumar 180 corpos a partir da próxima quinta-feira


IML vai exumar 180 corpos a partir da próxima quinta-feira
Foto Ilustrativa

gazetaweb //

regina carvalho

 

As exumações dos cerca de 180 corpos sepultados sem a realização da necropsia durante a greve dos médicos legistas no ano passado devem começar nesta quinta-feira (28). A data foi confirmada pela assessoria de comunicação da Perícia Oficial. Uma verdadeira força-tarefa – com funcionários do Instituto Médico Legal Estácio de Lima e da Força Nacional - vai executar os trabalhos.

“A gente vai dar prioridade aos mais antigos. Inicialmente teremos ajuda da perícia da Força Nacional e depois será feito pelo nosso pessoal”, revelou o diretor do IML, médico Luís Mansur. Uma reunião para tratar do assunto aconteceu nesta terça-feira (26) e traçou o plano de trabalho para as exumações. Os exames são fundamentais para que parentes das vítimas consigam documentação.

Sem os dados levantados durante a necropsia, os parentes tiveram problema na liberação de herança, pensão, salário e seguro. “Muitas famílias já tinha acionado a Justiça, mas a gente tinha falado que não era possível fazer as exumações naquele momento”, acrescentou Mansur.

A assessoria de comunicação informou ainda que os exames devem obedecer ordem cronológica da data de entrada dos corpos das vitimas de violência no IML de Maceió nos meses de junho, agosto e setembro do ano passado.

A greve dos médicos legistas foi motivada após uma série de denúncias feita pela categoria que reivindicava melhores condições de trabalho. Parentes de vítimas ficaram revoltados, mas os corpos eram sepultados assim mesmo, sem necropsia.

Segundo Paula Yara Spegiorin, da Força Nacional, caberá a Marilane Marinho de Meneses, médica legista e gerente de perícias do Amazonas, integrar a equipe que fará os exames. “Inicialmente ela ficará auxiliando o IML pelo um prazo de um mês, podendo este prazo ser prorrogado. Essa é a primeira vez que um profissional da área de medicina foi mobilizado pela Força Nacional para atuar em outro estado”, destacou a coordenadora da FN.

A médica legista Marilane explicou que inicialmente, devido à complexidade do tipo de exame, irá montar os procedimentos que serão encaminhados para a direção do IML informando os dias em que acontecerão e a forma como será realizada a exumação. ”Para fazer este tipo de exame precisamos de toda uma logística de equipamentos e também a mobilização de profissionais, autoridades e familiares que serão acionados no dia da exumação”, explicou a médica.



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 399
Notícias Agora
Google News