02/07/2024 22:11:30

23/03/2013 10:56:34

Relatório do CNJ trás Alagoas como segunda cidade brasileira que mais se matou mulheres


Relatório do CNJ trás Alagoas como segunda cidade brasileira que mais se matou mulheres
Foto Ilustrativa

correiodealagoas //

 

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) fez um raio-X da violência contra a mulher em Alagoas e averiguo a necessidade da criação de mais uma Vara especializada para tratar e fazer cumprir a Lei Maria da Penha no Estado. Segundo o relatório que avaliou os números de processos judiciais e inquéritos policiais instaurados em Alagoas, aponta o Estado como sendo o segundo no ranking de homicídios contra mulheres.

 

O estudo foi feito com dados a partir de 2010, e mostra 134 homicídios no Estado, perdendo apenas para o Espírito Santo, que teve apenas uma morte a mais. Já o estado que menos teve homicídios com mulheres como vítimas foi Piauí, com 40 casos.

 

Ainda no levantamento do CNJ, a maior parte das agressões contra as mulheres é feita pelo marido ou ex-marido, companheiro ou namorado, com o registro de 38,47% dos casos. No relatório aparece ainda que foram instaurados 5.451 processos judiciais por violência doméstica na única vara existente em Alagoas.

 

De acordo com CNJ é necessário que o Tribunal de Justiça instale uma segunda vara especializada em Alagoas, diante da grande demanda de casos, e aponta a instalação de uma possível segunda Vara especializada em Arapiraca. "Por ser um estado pequeno territorialmente, a proposta de um ordenamento estrutural em Alagoas se torna viável e, provavelmente, mais célere quando comparada às unidades da Federação mais extensas", conclui.



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 399
Notícias Agora
Google News