02/07/2024 21:04:39

Economia
22/03/2013 16:22:20

Eletrobras Alagoas pode ser privatizada, afirma Reuters


Eletrobras Alagoas pode ser privatizada, afirma Reuters
Foto Ilustrativa

correiodealagoas //

reuters

 

A Eletrobras em Alagoas está nos planos da presidente Dilma Rousseff para uma possível privatização. A notícia foi divulgada nesta sexta-feira (22), em entrevista feita pela agência Reuters, que garante ter confirmado a informação com duas fontes, uma do governo e outra próxima a empresa. Alagoas e Piauí estão na lista para o início do processo de privatização.

 

Segundo a publicação, a possibilidade de negociação da estatal acontece, diante do novo cenário para o setor elétrico criado pela renovação das concessões e que estariam acumulando prejuízos. Na lista de possíveis vendas, além de Alagoas, também estão as distribuidores que atuam no Piauí, Rondônia, Acre, Amazonas, e Roraima.

 

A fonte do governo, que falou sob condição de anonimato, disse que a presidente Dilma Rousseff deu, há tempos, aval para que a Eletrobras se desfaça de sua participação nessas empresas.

 

A questão, disse essa fonte, é que a Eletrobras vinha relutando em se desfazer das distribuidoras. "Mas agora, com as dificuldades no caixa por causa das concessões, vai faltar dinheiro para colocar nessas empresas."

 

O grande problema das empresas federalizadas, segundo essa mesma fonte, é a gestão. Além de serem muito vulneráveis a influências políticas --inclusive estaduais--, elas teriam problemas na operação técnica.

 

Uma possibilidade que já foi discutida dentro do governo e com a estatal seria a de a Eletrobras vender apenas parte das distribuidoras, tornando-se sócia minoritária e tentando atrair, por exemplo, fundos de pensão para injetar capital e um operador privado do setor elétrico para cuidar da operação.

 

Procurada, a assessoria de imprensa da Eletrobras negou que exista orientação do governo no sentido de vender as distribuidoras, mas disse que a empresa está avaliando todos os seus negócios, de acordo com o novo cenário, buscando redução de custos e aumento de receita.

 

GERAÇÃO DE CAIXA NEGATIVA

Cinco das seis distribuidoras federalizadas da Eletrobras tiveram prejuízo combinado de 507 milhões de reais no primeiro semestre de 2012, com geração de caixa negativa (Ebitda, na sigla em inglês) de 109 milhões de reais no período. A estatal não disponibilizou o resultado da distribuidora no Acre para esse período.

 

O governo já vem tomando medidas para evitar que a Eletrobras seja utilizada, novamente, como bóia de salvação para empresas em dificuldades --como o grupo fez ao assumir o controle de distribuidoras estaduais no passado.


 



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 399
Notícias Agora
Google News