01/07/2024 00:37:21

Maceió
14/03/2013 22:41:34

Servidores concordam com reunião e desocupam sede de secretaria


Servidores concordam com reunião e desocupam sede de secretaria
Foto Ilustrativa

tribunahoje //

petrônio viana e ana paula omena

 

Os servidores da Secretaria de Estado da Educação (SEE) decidiram aceitar a data de uma nova reunião com o secretário Adriano Soares e desocupar o prédio onde o órgão funciona temporariamente, que havia sido ocupado no final da manhã desta quinta-feira (14). A categoria cobra a implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) elaborado pelo governo entre abril e julho de 2012, mas que até agora não saiu do papel.

 

A reunião foi marcada para a próxima quarta-feira (20), depois de uma viagem do secretário a Brasília. Os servidores ligados ao Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal-AL) e à Central Única dos Trabalhadores (CUT) chegaram ao prédio onde funciona a SEE, no Cepa, no Farol, por volta das 11h desta quinta.

 

Com um carro de som, os manifestantes cobravam a aplicação do PCCS acordado entre o governo e a categoria. Ao ouvir o barulho da manifestação, o secretário Adriano Soares avisou que não receberia os manifestantes. Após algum tempo, Soares solicitou que uma comissão fosse formada para negociar em seu gabinete.

 

Pouco depois, segundo os servidores, o secretário teria avisado que não receberia a comissão, apenas a presidente da CUT em Alagoas, Amélia Fernandes. Foi o início de um impasse, uma vê que o Sinteal não aceitava que a presidente da CUT debatesse com o secretário sem a presença de um representante da categoria.

 

“Ele [Soares] está querendo desacreditar o Sinteal dizendo que só receberá a presidente da CUT”, criticou a vice-presidente do sindicato, Célia Capistrano. Os servidores endureceram o discurso e ameaçaram invadir o gabinete do secretário, que acionou a Polícia Militar.

 

Uma guarnição do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PM foi enviada ao local e formou uma barreira na porta que dá acesso às salas onde os departamentos da secretaria estão instalados. Os servidores que estavam do lado de fora foram impedidos de entrar, e os que estavam dentro, não poderiam mais retornar se saíssem.

 

Em meio ao impasse, os servidores avisaram que poderiam acampar no local até que fossem recebidos pelo secretário. Soares, por sua vez, se recusou a negociar nesta quinta e avisou que viajaria a Brasília amanhã (15) e só retornaria na semana que vem, lançando a proposta de reunião quarta-feira. Inicialmente, a ideia não foi aceita com o argumento de que outras reuniões já haviam sido marcadas e posteriormente desmarcadas pelo secretário.

 

Os deputados estaduais Judson Cabral e Ronaldo Medeiros, ambos do PT, foram ao local para tentar acalmar os ânimos dos servidores, Após se reunirem com o secretário, os parlamentares conseguiram convencer os servidores a aceitar a reunião marcada para quarta, com a presença de dois representantes da CUT e dois do Sinteal, além dos deputados.



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 397
Notícias Agora
Google News