26/06/2024 01:58:57

Municípios
07/02/2013 12:35:37

Homem incendeia sete hectares de mata atlântica na APA de Murici


Homem incendeia sete hectares de mata atlântica na APA de Murici
Mata incendiada em Murici

gazetaweb //

assessoria

 

Os técnicos do Instituto do Meio Ambiente atenderam a uma denúncia na Área de Proteção Ambiental e constataram, na tarde de terça-feira (05), sete hectares de vegetação nativa queimada. O fogo teria sido iniciado por um assentado ao limpar uma roça. O problema tem sido verificado em algumas áreas de vegetação nativa que estão mais secas por causa da baixa quantidade de chuvas.

Segundo Jailton Fernandes, chefe da Estação Ecológica (Esec) de Murici - Unidade de Conservação de proteção integral localizada dentro da APA, o homem resolveu usar fogo para limpar a roça, perdeu o controle e acabou incendiando sete hectares de vegetação em estado de regeneração. “A área queimada pertence ao Assentamento Pacas e estava apenas a dois quilômetros da Esec”, disse Jailton Fernandes.

Sete brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foram acionados e, com o apoio de cinco voluntários, conseguiram apagar, por volta das 19h, o fogo que começou às 10h da manhã. “Foi muito difícil. A temperatura, o clima seco, o vento e o acesso ao local não ajudaram o nosso trabalho. Só conseguimos controlar o fogo após nove horas de trabalho intenso”, disse a brigadista Cícera Aquino.

De acordo com o chefe da APA de Murici, Ykson Tenório, o assentado foi identificado e poderá receber multa que está sendo calculada. “De acordo com a lei de crimes ambientais, a multa pode variar de R$ 50 a 150 mil. Além disso, ele terá que recompor os sete hectares atingidos pelo fogo”, explicou Ykson Tenório. Ele alertou ainda para outras pessoas que colocar fogo dessa maneira é crime e pode implicar punições.



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 391
Notícias Agora
Google News