26/06/2024 02:03:04

Alagoas
06/02/2013 17:05:24

Carnaval: policiamento terá mais de 2.600 homens e patrulhamento aéreo


Carnaval: policiamento terá mais de 2.600 homens e patrulhamento aéreo
Comando explica estratégia para o triduo momesco

agênciaalagoas //
larissa bastos ailton cruz

 

O Comando de Policiamento da Capital (CPC) apresentou, nesta terça-feira (5), em entrevista coletiva à imprensa, o plano operacional da Região Metropolitana de Maceió para o período de Carnaval. Ao todo, serão disponibilizados 2.626 policiais militares, 174 viaturas e 18 motocicletas para fazer a segurança da população durante os quatro dias de festa.


Além da capital alagoana, o planejamento contempla também as cidades de Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Pilar, Satuba, Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco, Rio Largo, Paripueira e Barra de Santo Antônio, que foram divididas em cinco regiões. Para cobrir toda a extensão, serão utilizados 1.158 homens a mais do que o total utilizado cotidianamente.


Ficará à disposição o efetivo das Unidades da Região Metropolitana, da Administração da PM e das Assessorias Militares. Serão utilizados ainda dois helicópteros, que sobrevoarão os municípios dia e noite. As aeronaves, da Secretaria de Defesa Social (Seds) e do Batalhão de Operações Especiais (Bope), ficarão interligadas com os policiais em terra por rádio e telefone.


Segundo o comandante de Policiamento da Capital, coronel Gilmar Batinga, o patrulhamento será realizado de acordo com a programação montada por cada cidade. “A recomendação, porém, é de que as tropas fiquem em cada localidade por uma hora após os festejos, evitando os crimes que possam ser cometidos durante a dispersão dos foliões”, expôs.


Ele destacou que todos os policiais contarão com coletes balísticos para própria proteção, além do pagamento de diárias. “Esperamos que esse Carnaval seja mais tranquilo que o do ano passado. O sucesso da missão depende do envolvimento de todos. Vamos nos esforçar para que este Carnaval seja o melhor, sem a ocorrência de problemas”, acrescentou.


O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dimas Barros, também ressaltou a importância do plano operacional e do trabalho das tropas. “A Polícia Militar atuará com eficiência e plenitude, atendendo e garantindo a segurança dos foliões, proporcionando um Carnaval de paz e segurança para as famílias que vão brincar”, disse.


Regiões - Na Região I, que compreende a cidade de Maceió, serão empregados 111 PMs por dia, até às 3h da manhã, para o policiamento nos pontos definidos pela Prefeitura para o Carnaval oficial – Pontal da Barra e Praça Moleque Namorador. Já a Região II, Rio Largo e Messias, contará com 64 policiais no horário das 19h às 7h.


Na Região III, que engloba os municípios de Pilar, Satuba e Santa Luzia do Norte, o efetivo será de 67 militares. Já os pontos mais movimentados durante o período carnavalesco terão mais homens à disposição: 155 em Paripueira e Barra de Santo Antônio (Região IV) e 180 em Marechal Deodoro e Barra de São Miguel (Região V).

 



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 391
Notícias Agora
Google News