26/06/2024 02:32:45

Municípios
12/01/2013 23:50:05

Na delegacia regional de Palmeira dos Índios, presos são algemados em grades e motocicletas


Na delegacia regional de Palmeira dos Índios, presos são algemados em grades e motocicletas
Preso foi flagrado pelo Sindpol

cadaminuto //

sindpol

 

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), durante visita a Delegacia Regional de Palmeira dos Índios (5ª Delegacia Regional de Polícia), nesta última semana, denuncia que devido às condições precárias os presos estão recolhidos em flagrante desrespeito aos direitos humanos.

 

Segundo a assessoria do Sindpol, diretores encontraram policiais civis constrangidos e desmotivados com as precárias condições de trabalho. Os presos estão algemados em grades e,também, em motocicletas em uma delegacia que deveria, em tese, funcionar para atender a população e promover a investigação de crimes. O Sindpol alerta que as prisões são de responsabilidade do Sistema Prisional do Estado e, por isso, as delegacias não deveriam acumular essa função.

 

Para os diretores do Sindicato, a delegacia Regional de Palmeira dos Índios não apresenta nenhuma condição logística e física para a manutenção de presos, que chegam diariamente de outras localidades, como as cidades de Quebrangulo, Palmeira dos Índios e Coité de Noia.

 

Assessoria de imprensa enviou fotos da situação. É possível constatar lixo amontoado nos recintos e armazenamento de água imprópria localizada junto aos materiais apreendidos. Além de homens e mulheres presos dividindo o espaço físico e o mesmo constrangimento.

 

Após a visita, a entidade sindical denunciou a situação ao juiz da cidade Ferdinand Scremin Neto e ao promotor de Justiça Marcos Aurélio Gomes Mousinho. Em documento, o Sindpol solicita que a Justiça e o Ministério Público promovam ações que resultem na retirada dos presos da 5ª Delegacia Regional de Polícia e na definição de um lugar para que esses presos sejam recolhidos.

 

O problema é velho:

 

O corregedor-geral do Tribunal de Justiça de Alagoas, Alcides Gusmão da Silva, decidiu criar uma comissão composta por magistrados com objetivo de inspecionar todas as delegacias da cidade de Maceió. O sistema prisional que há anos é alvo de reclamação de servidores, familiares e reeducandos também será alvo da fiscalização do grupo.

 

De acordo com o presidente do Sindicato dos policiais civis, de Alagoas (Sindpol), Josimar Melo, a realidade das delegacias não será transformada apenas com inspeções realizadas anualmente. “Enquanto não houver vontade política do Chefe do Executivo, nossos policiais continuarão expostos a essa situação humilhante. Isso acontece há muito tempo e nada é feito”, disse.

 

“Em 2012, apresentamos à imprensa o raio-x de todas as regionais. Chegamos em 2013 e a situação é a mesma e em alguns casos chegar a ser pior. As delegacias foram interditadas e os presos estão algemados a portas, carros e pneus. Um verdadeiro absurdo”, ponderou.

 


 


Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 391
Notícias Agora
Google News