26/06/2024 02:28:19

Justiça
11/01/2013 10:00:50

Desembargadora Elizabeth Carvalho é a primeira mulher a assumir a presidência do TRE-AL


Desembargadora Elizabeth Carvalho é a primeira mulher a assumir a presidência do TRE-AL
Desembargadora assina o Termo de Posse

tudonahora //

 

A desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento tomou posse nesta quinta-feira (10) como presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL). Na mesma cerimônia, o ex-presidente do Tribunal de Justiça alagoano Sebastião Costa Filho foi empossado como desembargador efetivo e vice-presidente da Corte eleitoral. Já o desembargador James Magalhães de Medeiros foi empossado como desembargador eleitoral substituto do TRE.

A desembargadora Elisabeth Carvalho, eleita por maioria de votos, permanecerá no cargo por dois anos e estará à frente do pleito de 2014, junto com Sebastião Costa Filho.

Elisabeth Carvalho, a primeira mulher a presidir o TRE/AL, iniciou seu pronunciamento lembrando o momento em que ingressou na magistratura estadual, em dezembro de 1982, ao assumir a comarca de São Brás.

“Até hoje, foram muitas histórias. Umas gratificantes, outras estressantes e outras injustas. Mas, a gente sempre procura se apegar nas boas histórias, para não se transformar em pessoas amargas e tristes”, disse a desembargadora.

Na continuação de seu discurso, a nova presidente do regional alagoano falou sobre sua trajetória profissional, dos tempos de juíza estadual ao momento em que assumiu o governo do Estado. Segundo Elisabeth Carvalho, em todos esses anos, o fato de ser mulher em um estado como Alagoas, fez com que ela carreasse pessoas que gostam e que não gostam dela, especialmente por sua personalidade forte e sua “mania de sempre falar o que penso, sem meias palavras”.

A desembargadora ressaltou o orgulho dos brasileiros de ter uma Justiça Eleitoral respeitada, consolidada e determinada a realizar com grandeza o papel de protagonista da melhoria do processo eleitoral. “O conceito da Justiça Eleitoral brasileira se expande além das fronteiras nacionais, porque seus mecanismos de apuração de votos passam a figurar na vanguarda dos modelos mundiais na área”, disse.

A nova presidente do TRE/AL ressaltou que ainda há muito a ser feito, como trazer a comunidade a comunidade mais carente, fazendo com que haja uma maior conscientização da importância de votar com liberdade, erradicando a compra de votos, o abuso de poder econômico e todas as artimanhas usadas pelos candidatos, que, segundo Elisabeth Carvalho, prejudicam as bases sólidas da democracia.

“O povo está cansado de promessas não cumpridas, de tanta corrupção, do enriquecimento fácil, à custa de deixar sem educação, sem saúde, sem segurança pública, sem moradia, sem comida, sem água, um povo tão sofrido, que não consegue tocar o coração dos políticos, que buscam com seus mandatos outorgados pelo povo, benefícios próprios”, concluiu.

 


 



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 391
Notícias Agora
Google News