26/06/2024 02:16:38

Concursos e Empregos
10/01/2013 10:09:11

Candidatos eliminados pedem a suspensão do concurso da Polícia Civil


Candidatos eliminados pedem a suspensão do concurso da Polícia Civil
Ilustração

tudonahora //

 

Os candidatos eliminados no concurso da Polícia Civil entraram com uma representação no Ministério Público Estadual para tentar suspender o concurso da Polícia Civil que oferta 400 vagas para os cargos de agente, escrivão e delegado. Eles alegam que o Centro de Seleção Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), banca que organiza o certame, descumpriu as regras do edital no critério de convocação para o teste de aptidão física, que está marcado para o próximo fim de semana.

 

O pedido dos candidatos é para que o MP entre com uma ação coletiva para que o Cespe cumpra a regra prevista no edital de abertura do concurso, o que, para eles, não foi respeitado no resultado final divulgado na última terça-feira (8). Além de acionar o Ministério Público, os candidatos também estão entrando com ações individuais com pedido de liminar para garantir a participação no teste físico que vai ocorrer sábado (12) e domingo (13) no campus do Instituto Federal de Alagoas.

 

A polêmica sobre o critério de aprovação para o teste físico foi dada em primeira mão pelo TNH1 antes mesmo da divulgação do resultado pelo Cespe. A dúvida dos candidatos era se a banca iria usar para convocação do teste físico o somatório das notas da prova objetiva e discursiva ou apenas as notas da discursiva.

 

Os candidatos eliminados alegam que o edital é expresso no item 10.1 que os candidatos serão convocados pelo físico com base na prova discursiva. No pedido de suspensão feito ao MP, eles alegam que o Supremo Tribunal Federal, em outro concurso, já mandou o Cespe atender o que dizia o edital e republicar o resultado do concurso de juiz do Piauí. Outro argumento é de que a banca não retificou o item antes da realização das provas como fez em editais de vários outros concursos.

 

No início desta semana, em um primeiro contato com a reportagem do TNH1, a assessoria do Cespe chegou a afirmar que o edital seria obedecido e que a convocação para o teste físico iria usar apenas a nota da prova discursiva. No dia seguinte houve uma retratação e a explicação foi de que a regra usada para a aprovação para o físico era a do item 16 do edital, onde diz que deve haver a soma das provas objetiva e discursiva.

 

Já a assessoria da Polícia Civil argumenta que a responsabilidade pela execução do edital é do Cespe, cabendo a banca a interpretação e cumprimento das regras do edital. 

 

Enquanto não há nenhum pronunciamento da Justiça sobre a polêmica, 456 candidatos aprovados para agente, 95, para delegado e 285, para escrivão estão convocados para fazer testes de barra, corrida de 12 minutos e abdominais.



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 391
Notícias Agora
Google News