05/10/2024 00:19:35

Maceió
07/12/2012 13:00:03

Centro de Maceió ganha reforço no policiamento


Centro de Maceió ganha reforço no policiamento
Barraca foi montada no calcação em Maceió

emergência190 //

ellen melo

 

Final de ano. Época de festas e dos trabalhadores terem um rendimento a mais em seus vencimentos devido à liberação do 13º salário. Época também de preocupação com a segurança de quem vai ao Centro de Maceió.

 

Pensando nisto a Aliança Comercial dos Retalhistas, a Prefeitura de Maceió e a Polícia Militar (PM) montaram um planejamento para garantir a segurança de lojistas e consumidores.

 

O plano de segurança ou reforço no policiamento teve início no último dia 5 de novembro e vai se estender até 31 de dezembro. Até lá 60 policiais militares e 30 da Guarda Municipal, que se revezam entre dois turnos das 8h às 14h e das 14h às 20h completam a segurança “especial” do comércio maceioense.

 

O planejamento montou trinta pontos – locais definidos como estratégicos – onde são encontrados pms e guardas municipais distribuídos em toda área central, garantindo a segurança de lojistas e consumidores.

 

De acordo com vice-presidente da Aliança Comercial dos Retalhistas, Daniel Fireman, o incremento na segurança deixa o Centro mais seguro. “Nosso objetivo é que o reforço policial não seja só nos períodos festivos, mas que se estenda por todo ano”, disse ele.

 

No único posto fixo, que foi montado na Rua do Comércio, são realizados os Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), evitando o deslocamento dos policias até a Central de Polícia. O patrulhamento nas ruas é realizado por policiamento a pé com o apoio de três motocicletas do Batalhão de Rádio Patrulha (RP), além de uma viatura do 1º Batalhão da Polícia Militar (1º BPM), três do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), uma da Guarda Municipal e uma da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito da capital (SMTT).

 

“Até o momento foram realizados pequenos furtos em algumas lojas, onde foi feito o procedimento correto, mas as queixas diminuíram bastante”, disse em entrevista ao EMERGENCIA190 o capitão Guimarães, responsável por um dos turnos.

 

A pouca iluminação nos pontos de ônibus gera grande preocupação para quem sai do trabalho a noite e tem que esperar um coletivo para voltar para casa.

 

Mesmo com o policiamento reforçado, tenho temor ao voltar pra casa, pois os problemas de assaltos não se restringem só as ruas e lojas nesse período de fim de ano, mas também nos ônibus. Todos os dias vou para o trabalho e retorno para casa em transporte alternativo, disse Cláudia Malta, que trabalho no setor de Recursos Humanos de uma empresa no Centro.

 

Pontos de parada localizados na Rua das Árvores e Praça dos Martírios são alvos de muita reclamação, pois são considerados locais onde constantemente são praticados assaltos.

Longe da área de cobertura do policiamento especial outros usuários de ônibus também se sentem desprestigiados pelo plano de segurança do período de festas.

 

Na Praça dos Palmares, Praça da Cadeia – a poucos metros do Quartel Geral da PM – e Praças do Sinimbu e Pirulito o medo está estampado nos rostos de lojistas e consumidores. De acordo com o Centro Integrado de Operações da Defesa Social (CIODS) todos os dias alguém é assaltado.

“Aqui na Pirulito só aparece policiamento quando acontece alguma coisa grave. Os militares que trabalham no Centro não podem atender a gente. Os ônibus demoram muito e a noite todo mundo fica aqui se arriscando”, disse José Clovis Carvalho, balconista de uma loja no Centro.

 

Na Praça da Cadeia a preocupação também é a mesma. A enfermeira Maria da Conceição Teixeira, que trabalha em um hospital no Centro, disse que já foi assaltada enquanto aguardava o transporte.

 

“A gente sai do hospital às 19h e só venho para cá acompanhada, mas os ônibus demoram e muitas das noites fico sozinha. Já fui assaltada duas vezes aqui e olhe que o ponto é quase na frente do quartel, mas segurança aqui em Alagoas é um bicho. Cada um que procure se proteger”, afirmou a mulher.


 



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 39
Google News