20/09/2024 14:48:08

Municípios
06/11/2012 15:46:02

Servidores da prefeitura de Jacuípe denunciam atraso nos salários


Servidores da prefeitura de Jacuípe denunciam atraso nos salários
Vista aérea de Jacuipe

tudonahora //

 

Servidores públicos do município de Jacuípe, distante 121 Km da capital, estão sem receber salários há dois meses. Segundo informações do Sindicato dos Servidores de Jacuípe (Sindserv), os funcionários públicos municipais estão revoltados e ameaçam “cruzar os braços”, caso a situação não seja resolvida.

 

 “A situação dos funcionários públicos de Jacuípe é crítica. Estamos sem receber salários e já começa a faltar comida em nossas mesas. Precisamos de uma providência rápida. Nossas famílias não podem esperar mais. Estamos dando a última chance para a prefeitura quitar suas dívidas, caso contrário, iremos denunciar a situação ao Ministério Público Estadual”, disse o presidente do Sindserv, Eduardo Rubens.

 

O sindicato ainda denuncia que a prefeitura não está repassando para os bancos o dinheiro dos empréstimos consignados, que são descontados em folha mensalmente. Agora, os funcionários estão sendo cobrados com juros pelas agências bancárias. “Não podemos pagar por algo que é de responsabilidade da prefeitura. É ela que deve descontar o valor da parcela do empréstimo na folha e repassar para os bancos. O desconto está sendo feito, mas o valor não chega aos bancos e, agora, estamos sendo cobrados”, afirmou Rubens.

 

Segundo o presidente do Sindserv, a cidade vive um caos administrativo. Além do atraso nos salários dos servidores, os serviços de coleta de lixo também não estão sendo realizados e, por isso, restos de alimentos, materiais plásticos e entulho se acumulam pelas ruas.

 

“O comércio local também parou, pois não tem a quem vender. A maior parte da renda do município é proveniente do serviço público municipal, mas como os salários estão atrasados, pouca gente tem dinheiro suficiente para comprar alguma coisa”, disse Eduardo Rubens.

 

A reportagem do TNH 1 tentou entrar em contato com o prefeito Amaro Jorge Marques da Silva (PP), que não participou das eleições deste ano, e com seus secretários, mas os telefones estavam desligados.

 

Contas de 50% das prefeituras de Alagoas vão fechar no vermelho

 

Segundo a Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), problemas administrativos não são exclusivos do município de Jacuípe. Pelo menos metade dos atuais prefeitos alagoanos pode entregar as contas de suas gestões no vermelho aos futuros administradores. Pelos cálculos da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), faltam nas contas das prefeituras alagoanas um montante de R$ 676 milhões referentes a repasses federais.

 

Segundo o presidente da AMA, Palmery Neto, o valor corresponde ao conjunto de cortes significativos no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e de outras perdas resultantes da redução de tributos como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e a Contribuição da Intervenção de Domínio Econômico (Cide), que é um imposto sobre os combustíveis.


 



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 11
Google News