20/09/2024 13:48:33

Cidade
02/11/2012 10:17:24

Governador e ministro vão liderar 1ª Cavalgada da Liberdade


Governador e ministro vão liderar 1ª Cavalgada da Liberdade
Serra da Barriga - Foo de Neno Canuto

alagoas24horas //

agênciaalagoas

 

Evento faz par parte do mês da Consciência Negra, e vai levar participantes de União a Viçosa, até a Serra Dois Irmãos, onde o líder Zumbi teria sido morto

Mário Lima e Adelmo Ricardo

A 1ª Cavalgada da Liberdade, um dos principais eventos das comemorações do mês da Consciência Negra, será realizada no próximo dia 18, patrocinada pelo Ministério do Esporte e o Governo de Alagoas. O percurso será de 54 quilômetros, com saída em União dos Palmares – domingo 18, às 5h da manhã – até a Serra Dois Irmãos, em Viçosa, provável local onde Zumbi foi morto por tropas do Exército Brasileiro.

O governador Teotonio Vilela e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, vão liderar a cavalgada, com uma estimativa da presença de mais de 200 cavaleiros, e a presença de outros três ministros, do Turismo, da Cultura e da Igualdade Racial. Para participar e se inscrever na cavalgada os interessados devem acessar o seguinte endereço eletrônico: cavalgadadaliberdade.blogspot.com.br. Mas atenção, todos os cavalos devem ter controle sanitário e atestado negativos do doenças como o mormo e AIE.

Durante reunião na tarde dessa quarta-feira (31), na sede do Palácio República dos Palmares, a equipe de governo e os organizadores da 1ª Cavalgada da Liberdade discutiram a logística do percurso, apoios e atividades de esporte e lazer que serão desenvolvidas durante o evento.

Segundo o secretário de Estado Adjunto do Esporte, Jorge VI, a Cavalgada é uma iniciativa do próprio ministro do Esporte, Aldo Rebelo. “A sugestão foi feita durante uma audiência que tivemos, junto com o governador Teotonio Vilela, no início deste ano em Brasília. O ministro enfatizou a importância da história de luta e morte de Zumbi dos Palmares, e que esse fato deveria ser muito mais repercutido. Daí a consolidação de mais um evento para essa data”, lembrou o secretário.

O território que compreende as bacias dos rios Mundaú (Serra da Barriga) e Paraíba (Serra Dois Irmãos) foi ocupado por quase 100 anos pelos rebeldes dos Palmares. A Cavalgada é a revisitação desse território, a homenagem, a gratidão e o reconhecimento aos que lutaram pela liberdade e ajudaram a construir o Brasil”, disse o ministro Aldo Rebelo.



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 11
Google News