cadaminuto //
futebol no interior
O Brasil tem um novo artilheiro. Na noite desta sexta-feira (19), o atacante Lúcio Maranhão roubou a cena na vitória do ASA sobre o Ceará, por 3 a 0, no Estádio Coaracy da Matta, em Arapiraca, pela 31ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Além de ajudar seu time a se afastar da zona de rebaixamento, com um gol e uma assistência, o centroavante de 23 anos chegou aos 39 tentos marcados na temporada e ultrapassou Neto Baiano como melhor marcador do ano.
Com o resultado positivo, o time alogoano subiu para o 11º lugar, com 40 pontos, doze na frente do primeiro time dentro da zona de rebaixamento, o Bragantino, que entra em campo neste sábado. Já o Ceará praticamente deu adeus às chances de acesso. O time segue
na oitava posição, com 45, mantendo a diferença superior a dez pontos do G4.
O jogo
Os donos da casa não quiseram nem saber do retorno do atacante Mota efoi para cima nos minutos iniciais. Logo aos seis minutos, o goleiro Dionathan precisou trabalhar para evitar que o ASA abrisse o placar logo no começo da partida.
Depois do susto inicial, o Ceará conseguiu equilibrar a partida. Marcando um pouco mais à frente e com os meias se movimentando mais, o Vozão conseguiu ficar mais com a posse de bola, mas não chegou de forma perigo contra o gol de Gilson. A aposta era nas bolas parada do meia Juca.
Com o jogador errando a maioria das cobranças de falta, o Vozão seguia praticamente inofensivo ao gol de Gilson. O ASA também desapareceu do campo de ataque depois da chance no começo dependendo apenas de jogadas esticadas com o artilheiro Lúcio Maranhão.
Na última jogada antes do intervalo, porém, o ASA conseguiu abrir o placar. Já aos 47 minutos, Lúcio Maranhão fez boa jogada pelo lado esquerdo e bateu cruzado. O meia Didira conseguiu antecipar o goleiro Dionantan e desviar para o fundo das redes.
Segundo tempo
O Ceará começou o segundo tempo com tudo e logo aos dois minutos quase empatou em uma falha do ASA. Após levantamento de Leandro Chaves, o zagueiro Fabiano tocou contra a própria meta e o goleiro Gilson teve que se virar para defender. Em seguida, a defesa do time alagoano conseguiu afastar o perigo.
O troco dos mandantes foi fulminante. Alexsandro arrancou pelo lado esquerdo e foi derrubado por Apodi dentro da área. Pênalti. Na cobrança de pênalti, Lúcio Maranhão mostrou toda tranquilidade e deslocou o goleiro Dionantan, que pulou no canto oposto. O atacante chegou ao seu 39º gol na temporada e ultrapassou Neto Baiano na artilharia do Brasil.
O Ceará foi para cima e tentou diminuir, mas parou em Gilson. No mesmo lance, o camisa 1 do ASA fez duas grandes defesa, primeiro em cabeçada de Itamar, na qual o atacante antecipou a marcação. No rebote, Mota tentou de perna esquerda, mas o goleiro novamente interveio e conseguiu mandar para linha de fundo.
O ASA ainda marcou mais um em gol contra bizarro. O zagueiro Luizão tentou tirar a bola dentro da área, mas o chutão acabou acertando o volante Leandro Chaves e encobrindo o goleiro do Ceará.
Próximos jogos
Os dois times voltam a campo na próxima terça-feira, quando a Série B terá rodada completa, com dez jogos. Enquanto o ASA visita o Goiás, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, às 19h30, o Ceará recebe o Paraná, no Presidente Vargas, em Fortaleza, às 21h50.