20/09/2024 09:41:16

Economia
15/10/2012 19:58:10

Usina Uruba em Atalaia dá início a safra recorde


Usina Uruba em Atalaia dá início a safra recorde
Usina Uruba em Atalaia

mais.al //

gilson monteiro

 

Mostrando uma franca recuperação do setor sucroalcooleiro alagoano, a Usina Uruba, em Atalaia, começou nesta segunda-feira (15) o período de moagem, como anunciado pelo Grupo João Lyra. Com isso a Uruba se junta a outras 21 usinas, das 24 do Estado, que estão em pleno funcionamento.

 

Os números são animadores, demonstrando uma safra recorde. De acordo com Daniel Gonçalves Lobo, superintendente industrial da unidade, serão processadas 7500 toneladas de cana-de-açúcar por dia, num total de 15 mil sacas de açúcar/dia.

 

“A expectativa é de serem esmagadas 1,1 milhão de toneladas de cana, com produção de 2.2 milhões de sacas de açúcar. E uma safra record, que demonstra a vitalidade do setor. O otimismo é grande, e um fato muito importante para a economia de Alagoas”, disse Gonçalves.

 

O cenário positivo da Usina Uruba em Alagoas segue a esteira do bom desempenho alcançado pelas usinas de etanol e açúcar do Grupo João Lyra em Minas Gerais, a Vale do Paranaíba, em Capinópolis; e a Triálcool, em Canápolis, ambas operando em plena capacidade.

 

Enquanto opera a todo vapor, mas de olho na próxima safra, já foi retomado também o nvestimento do trato agrícola nos canaviais, passando pelas etapas de plantio, tratamento das áreas de cana que já foram colhidas (socaria) e aplicação de adubo e calcário.


 

O otimismo do setor com a moagem da Usina Uruba, que iniciou exatamente às 14h:20, também leva em consideração a criaçaõ de cerca de 4 mil postos de trabalho.

 

“Na área industrição são 150 novos postos, mas a soma global, levando em consideração os empregos no campo, esse número chega a aproximadamente 4 mil empregos”, calcula Daniel Gonçalves.

 

Com a safra 12/13 seguindo a todo vapor, a pleno vapor, as primeiras toneladas de açúcar VHP (destinado a exportação) começaram no início este mês a deixar o porto de Maceió com destino a 19 países. 

 

Segundo dados da Empresa Alagoana de Terminais Ltda (Empat), até o dia 10 deste mês,foram embarcados 32 mil toneladas do produto. Neste início de safra, o principal importador do VHP alagoano é a Rússia que é responsável por 15,5% das exportações alagoanas.



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 11
Google News