20/09/2024 07:00:03

Eleições 2012
06/10/2012 07:41:29

Parecer do MP diz que candidato usou estrutura da prefeitura em campanha


Parecer do MP diz que candidato usou estrutura da prefeitura em campanha
Jorge Doria Promotor ee São José da Laje

gazetaweb //

regina carvalho

 

O promotor eleitoral Jorge Dória, da 16ª Zona, deu parecer pela procedência da ação de investigação judicial eleitoral movida pela coligação “Renova Laje”, que denunciou o uso de ônibus escolares na campanha política. O serviço estaria sendo feito a mando do candidato à prefeitura de São José da Laje, José Uilson Morais de Andrade, o Zé Wilson.

De acordo com o promotor Jorge Dória, há fortes indícios de que o então candidato a prefeito de São José da Laje, Márcio José Fonseca Lyra, o Dudui – que desistiu da candidatura – e Zé Wilson tenham usado a estrutura do município para fins eleitorais. “Existe essa ação de investigação ajuizada pela coligação de oposição e está em andamento sobre o uso de ônibus na campanha eleitoral”, informou o promotor.

Jorge Dória informou que o parecer do Ministério Público Eleitoral será agora analisado pelo juiz José Alberto Ramos. “Constatamos que houve esse uso abusivo desses ônibus que presta serviço ao transporte escolar. O juiz ainda irá decidir. A ação não foi julgada”, reforçou.

Caso o magistrado da 16ª Zona Eleitoral concorde com os argumentos apresentados pelo Ministério Público, pode-se acarretar na cassação do registro de candidatura e do diploma de Zé Wilson, caso ele vença as eleições. “O juiz pode concordar ou não que houve abuso de poder político e de autoridade nesse caso”, acrescentou Jorge Dória.

No fim do mês passado o então candidato a prefeito, Márcio José da Fonseca Lyra, o “Dudui” (PP), decidiu desistir da candidatura, sendo substituído por Zé Wilson.

Em julho, o juiz da 16ª Zona Eleitoral, José Alberto Ramos, indeferiu a candidatura de Dudui. O pedido tinha sido feito pelo promotor eleitoral Jorge Dória.

A impugnação deve-se a um processo de 2004, no qual Dudui foi condenado pela distribuição de cestas básicas no município durante as eleições, quando era candidato a prefeito em São José da Laje.

Em agosto, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), por maioria de votos, deferiu o registro de candidatura de Dudui à reeleição para a Prefeitura de São José da Laje. A coligação Renova Laje, que faz oposição a Dudui, recorreu da decisão.



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 11
Google News