20/09/2024 06:58:02

Municípios
04/10/2012 22:08:28

Albinos de comunidade quilombola sofrem por falta de protetor solar


Albinos de comunidade quilombola sofrem por falta de protetor solar
Comunidade filus em Santana do Mundaú

gazetaweb //

tv gazeta

 

Nove albinos pertencentes à comunidade quilombola Filus, de Santana do Mandaú sofrem com a falta de protetores solares e tem de lidar com problemas de saúde causados pela exposição constante ao sol.. Secretaria Estadual de Saúde é a responsável pela entrega de protetores. Dois albinos vieram a óbito de devido ao câncer de pele.

Há dois meses a secretaria entregou protetores na Filus, na ocasião cada albino recebeu cinco tubos de protetor solar, quantidade suficiente para um mês, mas a segunda remessa do produtor entregue pela Farmex – Farmácia do estado -- ainda não chegou e, por isso, muitos já estão sem usar o protetor que deve ser aplicado a cada duas horas.

“Agente espera que seja um tratamento, e que eles tenham uma rotina e todo mês eles recebam o protetor’’, disse Cícera Vital, Pres. Inst. Quilombolas/Santana do Mandaú.

Nenhum albino pode deixar de usar o protetor solar, além de roupas adequadas e óculos de proteção para evitar queimaduras e o desenvolvimento de tumores. Atualmente a Farmex possui 288 protetores no estoque, os cremes tem validade até o ano de 2013 e a quantidade é suficiente para manter a comunidade quilombola por dez meses.

De acordo com o diretor geral da Farmex, Fábio Pacheco, os quilombolas precisam fazer um cadastro e apresentar cartão do SUS, mas uma nova remessa de protetores já foi liberada mesmo sem a documentação.



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 11
Google News