20/09/2024 06:47:02

Municípios
04/10/2012 15:20:33

Grupo Gestor de Turismo de Marechal Deodoro capacita integrantes


Grupo Gestor de Turismo de Marechal Deodoro capacita integrantes
Marechal Deodoro vista aerea

aquiacontece //

agência alagoas

 

O Grupo Gestor de Turismo de Marechal Deodoro/AL, composto por entidades públicas, privadas e terceiro setor, ofereceu aos integrantes uma Oficina de Capacitação do Sistema de Gestão para o Turismo (SGT) com módulo do Ministério do Turismo ministrado no final de setembro pelo consultor Mauro Coutinho.

O treinamento do SGT teve como principal objetivo incentivar o grupo gestor e a comunidade em geral para a inclusão de ações e projetos realizados no destino como forma de armazenar informações qualitativas e quantitativas que darão eficácia e subsídios ao turismo na região.

Durante a oficina do SGT, o secretário do Meio Ambiente de Marechal Deodoro, Erickson Machado, entregou lixeiras de anéis de resina pura, derivada do petróleo doada pela empresa Tecfibra para fazer parte dos projetos de gestão. “Vale salientar que mesmo seguindo as normas dos órgãos Federais, Estaduais e Municipais para o descarte desse tipo de resíduo ele ainda causa um impacto negativo ao meio ambiente”, afirmou.

Este grupo vem desenvolvendo desde o início de 2010 ações impactantes na praia do Francês com intuito de minimizar os impactos negativos ambientais através dos projetos: Ambulante Legal, Praia Limpa, Bandeira Azul e em breve o Projeto Orla. Esses projetos serão executados com gestão compartilhada e integrada no município.
 “O momento está propício para que estas ações voltadas para a sustentabilidade local e regional sejam fortalecidas e se tornem ações constantes e que ao longo do tempo, ou até mesmo antes da Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, a cultura local ambiental seja natural, envolvendo a comunidade, turistas e visitantes e não com ações de emergência”, disse a diretora de Articulação Negócios e Investimentos da Setur, Mell Bezerra, e integrante do grupo Gestor de MD.

 A praia do Francês durante as altas temporadas de 2010 e 2011 recebeu várias críticas em relação aos resíduos sólido gerados e deixados na praia. Diante de tantos questionamentos, o grupo vem se reunindo e se articulando mensalmente com intuito de reunir forças para elaborar ações e projetos que minimizem estes impactos negativos comprometendo a sustentabilidade do destino.

Em outubro, o tema ainda será discutido com ambulantes, donos de barracas, artesãos e à comunidade em geral, para que todos tenham acesso às informações para a conservação da praia do Francês.

“Para que a população se conscientize do seu papel com relação à sustentabilidade do destino, é necessário que as instituições envolvidas capacitem este público, para que os mesmos, posteriormente, sejam multiplicadores e se sintam partes integrantes deste destino” disse a analista do Sebrae Alagoas e coordenadora do APL Lagoas e Mares do Sul, Cristina Moreira.

 O secretário de turismo do município de Marechal Deodoro, Herbert Freire, informou que é de fundamental importância a intensa cooperação interinstitucional pública e privada no êxito desta ação, fator que, assim como este, foi decisivo em outra ação do Grupo Gestor.
 


 



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 11
Google News