20/09/2024 04:21:01

Maceió
30/09/2012 10:43:18

CUT convoca ato contra o governo para a próxima terça-feira


CUT convoca ato contra o governo para a próxima terça-feira
Divulgação

gazetaweb //

janaira ribeiro

 

A Central Única dos Trabalhadores está convocando par a próxima terça-feira (02), a partir das 08h30, os funcionários públicos e movimentos sindicais e de luta pela terra para uma caminhada de protesto contra o Governo do Estado. A CUT alega que a manifestação tem o objetivo de mostrar à ‘sociedade os desmandos e a truculência’ que estariam sendo praticados contra os funcionários públicos. Neste sábado (29), o Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado de Alagoas emitiu nota oficial, repudiando o comunicado feito pelo Governo do Estado, nessa sexta-feira (28), que acusou a entidade de estar fazendo ‘política’ dentro da instituição.

Intitulada ‘Inoperância: Incompetência x Credibilidade’, o Sinteal disparou várias críticas contra a administração do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB). “Qual a credibilidade tem um governo que iniciou sua gestão atacando os trabalhadores, suspendendo salários, retirando direitos conquistados e seguiu aplicando a política de desmonte do serviço público, negando conquistas dos servidores e não cumprindo acordo de negociação?”, diz a nota do Sinteal.

“Há anos esse governo desmantela a rede de ensino e causa à educação prejuízo irreparáveis. Há quase 12 meses um decreto de emergência foi publicado no Diário Oficial para reformar 163 escolas e, e urgência, nada foi feito. Mais de 40 unidades de ensino ainda estão sem aulas e tem colégio que já avisou que não iniciará ano letivo mais agora em 2012, a exemplo da Escola Estadual Fernandes Lima, no sítio São Jorge. Esse governo não entende que educação tem que ser tratada com prioridade e, é exatamente por pensar contrário que, temos os piores índices no Ideb e de analfabetismo”, alfinetou Maria Consuelo Corrêa, presidente do Sinteal.

“Na nota oficial divulgada ontem (sexta), o governo acusou o Sinteal de fazer política e quis colocar os trabalhadores da Educação contra a entidade. Isso foi uma atitude anti-sindical, desrepeitosa e queremos manifestar nosso repúdio contra ele. Nós fazemos política sim, mas de educação e, não político-partidária igual a quem está no poder. No comunicado, o Poder Executivo quis transparecer que está querendo negociar com os servidores da área administrativa para a implantação do PCC. Entretanto, sabemos qual é o seu objetivo em querer agradar os funcionários durante esse período eleitoral”, disparou a sindicalista.

Protesto de terça-feira

A CUT está organizando o que chama de ‘grande ato’ contra o governo Teotonio Vilela Filho. A manifestação está prevista para ocorrer na próxima terça-feira (02), a partir das 08h30 e a concentração será na Praça Deodoro.

“Vamos mostrar à sociedade que essa administração tucana é movida pela incoerência, irresponsabilidade com as políticas públicas de saúde, educação e segurança e truculência contra os trabalhadores. Ela está destruindo o nosso Estado e precisamos nos mobilizar contra esse caos que está instalado em Alagoas. O governo atacou recentemente o Sindicato dos Médicos, pedindo a prisão do presidenteda entidade. Agora, atacou o Sinteal. Ora, quem mais vai ser alvo dele? Não aguentamos mais tanta arbitrariedade e atitudes anti-democráticas”, afirmou Cícero Lourenço, diretor da CUT.

Segundo ele, o ato público de terça deverá contar com as participações do Sinteal, Sindpol, Sindprev, Sindicatos dos Bancários, Sindicato dos Urbanitários, Sindicato dos Enfermeiros, Sindicato dos Médicos, confederações, forças sindicais e movimentos estudantis e de luta pela reforma agrária.


 



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 11
Google News