24/06/2024 09:04:42

Geral
18/09/2012 23:14:06

Cooperativa contesta denúncia de trabalho escravo


Cooperativa contesta denúncia de trabalho escravo
Cooperativa Pindorama

alagoas24horas //

 

A Cooperativa Pindorama vem a público contestar informação distribuída nesta segunda-feira, 17 de setembro, pela Assessoria de Comunicação do Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas acerca de pedido de condenação do diretor-presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio José dos Santos.

No texto, o presidente é acusado de infringir o artigo 149 do Código Penal pela prática de exploração de trabalho escravo nas terras de propriedade da Cooperativa, no município de Coruripe.

Ao contrário do que afirma o texto, Klécio José dos Santos nunca praticou, nem pratica, seja como pessoa física ou como presidente da Cooperativa Pindorama, nenhum ato que possa relacionar seu nome a exploração do trabalho escravo.

Ao longo de sua vida pessoal e profissional, Klécio José dos Santos sempre foi reconhecido pelo respeito ao trabalho e aos trabalhadores que atuam na Cooperativa Pindorama. Prova disso, é que recebeu recentemente prêmio de reconhecimento da Presidência da República do Brasil pelos avanços nas relações de trabalho no setor da cana-de-açúcar.

Como já demonstrado em audiência perante o magistrado da 2ª Vara da Justiça do Trabalho, em Maceió, juiz Sérgio Wanderley, o fato a que se refere o MPF não é de responsabilidade nem de Klécio Santos nem da Cooperativa Pindorama.

Em 2007, fiscais do Ministério do Trabalho constataram que trabalhadores rurais atuavam no corte de cana-de-açúcar no lote de um dos cooperados da Pindorama. Esse cooperado, como já demonstrado em juízo, sequer estava fornecendo cana-de-açúcar para a usina da cooperativa. Como comprovado nos autos, a cana foi destinada a outra unidade da região.

Apesar de demonstrar amplamente em sua defesa que nada tem a ver com o episódio, o presidente da Cooperativa Pindorama, que ao longo de sua vida tem sido exemplo de conduta ilibada tanto na vida pessoal como profissional, cuja atuação em defesa do desenvolvimento e da justiça social já foi reconhecida nacionalmente em diferentes momentos, teve sua imagem exposta desnecessariamente, antes mesmo do julgamento do mérito da ação.

A Cooperativa Pindorama rechaça qualquer tentativa de atingir a credibilidade e a honra de Klécio José dos Santos e presta total solidariedade ao presidente e a todos os seus cooperados.

Maceió, 18 de setembro de 2012


 



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 388
Notícias Agora
Google News