26/06/2024 00:56:29

Geral
18/09/2012 11:06:54

Servidores dos Correios podem entrar em greve


Servidores dos Correios podem entrar em greve
Ilustração

gazetaweb //

jobison barros e karoline torres

 

Funcionários dos Correios se reúnem, nesta terça-feira, às 19h, na unidade central da empresa, no Tabuleiro do Martins, em Maceió, para decidirem se a categoria entrará em greve por tempo indeterminado ou se manterá os serviços integralmente. Altanes Holanda, secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos em Alagoas (Sintect-AL), afirmou que há uma grande possibilidade de os trabalhadores decidirem pela paralisação dos serviços.

De acordo com Altanes, a categoria está muito insatisfeita devido à estagnação das negociações. A primeira reunião com a empresa foi realizada em julho deste ano e um reajuste de 3% foi ofertado. Há 20 dias, os Correios propuseram 5,2%. No entanto, os trabalhadores almejam um aumento de 42,7%.

Além das reivindicações salariais, constam ainda na pauta de reivindicações 89 cláusulas sociais que versam sobre questões como a melhoria das condições de trabalho. Ainda segundo o secretário geral do Sintect-AL, os equipamentos de proteção (EPIs) utilizados estão deficientes e ultrapassados.

Outro ponto de insatisfação da categoria é uma alteração que a empresa deseja fazer no plano de saúde dos funcionários (Correios Saúde), sem informar os itens que serão modificados. “Essas alterações têm que ser ajustadas de acordo com o que preconiza a Agência Nacional de Saúde (ANS)”, alegou Altanes.

O salário atual dos carteiros, atendentes comerciais e operadores de triagem e transportes é de R$ 942,00. “É o pior piso salarial do país”, afirmou o secretário. Com o reajuste que a categoria busca, o salário passaria a aproximadamente R$ 1,4 mil.

Caso a greve seja deliberada, os 30% de serviços obrigatórios por lei serão mantidos. As correspondências não serão distribuídas na cidade, permanecendo nos Centros de Distribuição Domiciliar (CDDs), e a população poderá obtê-las em um dos sete centros, localizados no Canaã, Cidade Universitária, Poço, Tabuleiro, Barro Duro, Ponta Verde e Centro.

O Sintect-AL segue o calendário nacional. Dos 35 sindicatos do país, dois já estão em greve. Outros 31 realizarão assembléias nesta terça-feira (18).



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 391
Notícias Agora
Google News