16/06/2024 00:59:30

Opinião
04/09/2012 15:58:36

Ponto de Vista


Ponto de Vista
Ilustração

Em nome e em defesa do PONTO DE VISTA já presenciei discursões calorosas e também muitas discórdias; e muitas discórdias ainda virão, porque esse tal de ponto vista funciona para alguns como a verdade absoluta, e como sabemos a verdade absoluta jamais pode ser contestada.

No meu entender, só existem três verdades absolutas, irei citar apenas duas, porque a terceira tem pessoas que ainda contestam. As verdades absolutas que conheço e que não podem ser contestadas são: O NASCIMENTO E A MORTE; poderia citar também a existência de DEUS, mas existem pessoas que contestam a sua existência. Então me pergunto: para que serve o ponto de vista? O ponto de vista serve para várias coisas, serve para gerar discórdia, serve para levar a reflexão, serve para complementar outro ponto de vista, serve para levar a concordância e serve também para gerar muita confusão.

Quando falamos de ponto vista, estamos falando de dois aspectos: o aspecto visual e o aspecto cognitivo. No aspecto visual, percebemos o espaço e os objetos contidos neste espaço através da nossa visão. Já no aspecto cognitivo, através do senso e a partir de um determinado contexto, iremos fazer uma medição, uma codificação ou um julgamento de uma experiência, tipicamente pela comparação com outra, podendo levar a diversos significados dependo das condições do observador.

Na realidade, o ponto de vista, é utilizado no sentido figurado, como a maneira de julgar ou apreciar um determinado assunto e emitir sua conclusão a respeito dele. Podendo ser também definido como uma interpretação do nosso pensamento para uma determinada percepção visual.

Certo dia estava no shopping com minha esposa e vi numa vitrine uma camisa que chamou a minha atenção; falei comigo mesmo, vou comprar esta camisa; entrei na loja, perguntei o preço da mesma e pedi uma tamanho “M” para provar, porque geralmente esse é o meu número; entrei no provador e vesti a bendita camisa, foi aí que percebi QUE ESTAVA GORDO, porque a camisa ficou colada na minha barriga; do lado de fora do provador, a minha esposa pediu para ver como a camisa ficou em mim e quando sai do provador que ela olhou, foi logo dizendo: essa camisa FICOU APERTADA, é melhor você provar uma tamanho “G” que vai ficar bem. Pedi a vendedora uma tamanho “G” e realmente ficou boa e acabei comprando a camisa. Então baseado nesses dois pontos de vistas (gordo e apertada) eu pergunto: qual o ponto de vista que está certo ou errado? O meu ponto de vista por perceber e julgar que estou gordo e que se perdesse 03 ou 04 kg a camisa caberia em mim normalmente ou o ponto de vista dela em perceber e fazer o seu julgamento que deveria ser uma camisa de um número maior que ficaria bem mim?

Baseado no fato ocorrido acima acredito que não existe ponto de vista certo ou errado, porque todo  ponto de vista como o próprio nome já diz é apenas um ponto de vista de um observador. É uma conclusão pessoal que chegamos após uma observação. Por um ponto de vista não ser uma verdade absoluta, ele pode através de outro ponto de vista ser contestado, complementado, modificado ou mesmo conconcardo, dependendo da capacidade e flexibilidade de quem o emitiu.

Portanto, nunca afirme através do seu ponto de vista, que um ponto de vista de alguém está errado; lembre-se, o ponto de vista é o dele, não o seu. Ele também pode achar que o seu é que está errado.

 

Dr. Jacinto Martins de Almeida

Psicólogo/Psicanalista/Hipnólogo/Acupunturista

ESPECIALISTA NO TRATAMENTO DE MEDOS E DORES




Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 314
Notícias Agora
Google News