19/09/2024 13:36:07

Alagoas
29/08/2012 19:49:43

Duas chapas disputam a presidência do Sinteal; resultado sai na sexta


Duas chapas disputam a presidência do Sinteal; resultado sai na sexta
Professor votando

gazetaweb //

joão victor acioly e janaina ribeiro

 

Teve início nesta quarta-feira (29), em Maceió e em noventa e um municípios do interior do estado, a votação para eleger o novo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Alagoas (Sinteal). Duas chapas disputam os votos dos cerca de 19 mil afiliados aptos a participar da eleição. Sindicalizados podem ir às urnas até esta quinta (30).

Para exercer o direito, funcionários da Educação vinculados ao Sinteal devem se dirigir a uma das 134 seções espalhadas por todo estado, sendo 43 colégios eleitorais apenas na capital. Os demais municípios, totalizando 91, receberam uma seção cada, locadas para atender os eleitores residentes no interior e adjacências.

As chapas que concorrem ao mandato são “Unir, lutar e vencer”, encabeçada pela atual vice-presidente do Sinteal, a professora aposentada Maria Consuelo Correia. Esta chapa concorre com o número 01 e se renova na direção desde 1989; a coligação adversária, de número 02, é “Sinteal independente e de luta, cujo candidato é o professor da escola Maria Salete Gusmão de Araújo, no Tabuleiro dos Martins, Emanuel Wellington de Miranda.

O sistema de eleição ocorre de duas formas: com seções fixas, que premia os municípios que comportam grande número de professores, e as denominadas seções volantes, para os municípios com menos funcionários – onde fiscais das chapas vão passando com a urna e recolhendo os votos. Para cada seção foi designado um trio de mesários e dois fiscais, um de cada coligação, para acompanhar o processo legal de voto.

Mesmo aposentado há duas décadas, o que o isenta do direito, o professor Ezequiel Bezerra da Silva faz questão de participar de todas as eleições, que acontecem a cada três anos. “Cada classe tem de ter uma entidade que a represente de forma forte, que vá atrás e lute por seus direitos”, exclamou. Entretanto, o aposentado se queixa do que ele nomeia ‘falha’ das gestões passadas, que se trata da inabilidade na negociação com o estado para que os servidores recebam seus precatórios.

As seções ficam abertas à votação até as 21 horas desta quinta-feira (30). Em seguida, todas as urnas serão encaminhadas à sede do Sinteal, no bairro do Mutange, em Maceió, para apuração dos votos. O resultado deve ser conhecido no início da manhã da sexta-feira.



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 11
Google News