16/06/2024 04:17:50

Municípios
23/08/2012 15:04:26

Mistério: piso de casa "pega fogo" e intriga autoridades ambientais em Maceió


Mistério: piso de casa
Piso incendiado da casa

tudonahora //

 

O aparecimento de pequenos focos de chamas no piso de uma casa no Conjunto Joaquim Leão, no bairro Vergel do Lago, está tirando a paz da moradora do imóvel e voltou a intrigar as autoridades ambientais de Maceió, que já investigaram dois casos de superaquecimento de casas no vizinho bairro da Ponta Grossa.

 

Ranusli Beiriz de Medonça, de 53 anos, relata que, desde a última segunda-feira (20), a casa onde mora há cerca de dez meses vem apresentando o surgimento espontâneo de focos de fogo de até vinte centímetros.

 

Segundo a moradora, o fogo aparece do nada no piso de cerâmica e quando é apagado exala um cheiro semelhante a óleo de máquina. Nesta quarta-feira (22), a situação se agravou quando uma das chamas atingiram e queimaram o sofá da sala. “Não sabemos como as chamas aparecem.

 

Quando vemos, já tá lá pegando fogo e correndo entre as brechas do piso. Depois, quando apagamos, fica uma mancha com cheiro daqueles óleos usados em máquinas”, contou a proprietária.

  

O acúmulo de gás metano, proveniente de uma fossa, pode ser a causa para o aparecimento de pequenas chamas, segundo técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA), que voltaram à região onde já há dois casos registrados de superaquecimento.

 

Depois de fazer coletas no solo, os técnicos do IMA constataram que a temperatura da casa está dentro dos padrões normais, em torno de 25° Celsius. “Mas, pelas evidências mostradas em fotos e vídeo feitos pelo moradores, vemos que o caso pode ser grave. Provavelmente os focos de fogo são provenientes do acúmulo de gás metano, vindos de uma fossa que foi construída na parte da frente da casa”, explicou o diretor técnico do IMA, Ricardo César Barros de Oliveira.

 

Por causa da combustão espontânea e da insegurança dos moradores, o IMA recomenda que a família deixe o local. “Nos outros casos de aquecimento do solo, verificamos que era resultado do acúmulo de matéria orgânica. Desta vez, como há combustão, o caso é mais perigoso e requer cautela”, alertou.

 

Na tarde de hoje, as equipes do IMA e dos Bombeiros voltam à casa de Ranusli para uma nova perícia. 


 



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 314
Notícias Agora
Google News