28/09/2024 21:08:57

Educação
21/08/2012 15:21:38

Professores da Uneal decretam estado de greve e querem recursos


Professores da Uneal decretam estado de greve e querem recursos
Reitor Jairo Campos

tribunahoje //

davi salsa

 

Em entrevista coletiva, concedida na manhã desta terça-feira (21), na sala do Conselho Superior (Consu), no campus de Arapiraca, o reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), professor Jairo Campos, revelou que os docentes da instituição decidiram decretar estado de greve.

 

A decisão foi tomada em assembleia ocorrida na noite desta segunda-feira (20). Os professores da Uneal querem mais recursos para ampliar o custeio da instituição, bem como a realização de concurso público para o preenchimento de cargos em todos os cinco campi, nas cidades de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e na extensão em Maceió.

 

Na noite desta terça-feira, será a vez de os servidores realizarem assembleia para avaliar o anúncio de estado de greve, por conta da carência de pessoal na área administrativa.

"Cerca de 30 servidores já solicitaram o pedido de exonração dos cargos, cobrando reajuste salarial", relatou um assessor da categoria.

 

Vestibular

 

Ainda durante a entrevista, o reitor Jairo Campos, que estava acompanhado do vice-reitor Clébio Araújo; pró-reitores e representantes dos sindicatos dos professores e servidores da universidade, ele voltou a reafirmar a lisura como foi formulado o processo de escolha da empresa contratada para o concurso vestibular deste ano.

 

"Fizemos consultas, preparamos toda a documentação e encaminhamos tudo para os órgãos competentes. O Ministério Público de Contas fez sua interpretação e decidiu solicitar o adiamento do certame", explica.

 

Jairo Campos adiantou que nenhum candidato que fez sua inscriçãso sairá prejudicado. "Já estamos acertando com uma nova empresa, a Fundeps, para a realização do concurso, mas, por outro lado, queremos que a outra empresa tenha direito de esclarecer todos os fatos", salienta.

 

Cronograma

 

O reitor disse que, de acordo com o novo cronograma, dentro de uma semana deverá ser concluído todo o processo com a Fundeps e, em seguida, publico o novo edital do concurso.

"Temos feito o que podemos, apesar de os recursos com o custeio da universidade não atenderem às demandas", declarou o reitor, acrescentando que a instituição é mantida com pouco mais de R$ 200 mil por mês.

 

"Tivemos de alugar dois imóveis, em razão das obras de reforma da Escola Costa Rêgo, anexo ao campus de Arapiraca. As despesas já somam mais de R$ 12 mil. Para quem não dispõe de recursos suficientes, isso significa uma situação de muito aperto para todos nós", completou Jairo Campos.  


 



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 28
Google News