16/09/2024 13:49:04

Municípios
24/07/2012 23:08:02

Operação Clone cumpre mandados de busca e apreensão em Messias


Operação Clone cumpre mandados de busca e apreensão em Messias
Membros do Gecoc participam da operação

gazetaweb //

janaina ribeiro e hatherine coutinho

 

Dando continuidade à Operação Clone, desencadeada na segunda-feira (23) pelo Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), do Ministério Público Estadual (MPE), mandados de busca e apreensão, expedidos na tarde desta terça-feira (24) pela 17° Vara Criminal da Capital, foram cumpridos no município de Messias, durante a noite.

Dois postos de combustíveis localizados no município foram abordados: Pichilau (da bandeira BR - pertencente a Petrobras) e Via Norte (Texaco). Neles, foram apreendidas maquinetas de cartão de crédito e computadores. Segundo o coordenador do Gecoc, promotor Alfredo Gaspar de Mendonça, o vírus, que captava a informação dos cartões para que a fraude pudesse ser praticada, estava em pendrives, que eram utilizados para as transferências dos dados das vítimas das maquinetas para os computadores.

Participam da ação também o promotor Luiz Ferreira (integrante do Gecoc) e o delegado Carlos Alberto Reis, diretor do Departamento de Polícia Judiciária Metropolitana (CPJM), assim como a sessão de tecnologia da informação do MPE, para que os materiais não sejam danificados durante a sua retirada.

Os locais foram indicados por pessoas que já estão presas e contribuem com as investigações. Apesar da surpresa e do horário, os donos e gerentes dos postos de combustíveis não apresentaram resistência durante a operação. No Pichilau, os funcionários ficaram nervosos, por causa da operação.

Ninguém foi preso, mas, segundo o coordenador do Gecoc, através do material apreendido, os donos e gerentes dos postos serão convocados a prestar esclarecimentos para que se possa chegar ao responsável pelo crime, que pode também ser um empregado. “Não se pode dizer que os donos são culpados, ainda precisamos investigar isso”, afirmou.

No posto Via Norte, enquanto a reportagem da Gazetaweb saía do local, o dono do estabelecimento fez uma reunião com os funcionários. Nos dois locais, os responsáveis se negaram a falar sobre o assunto.

O material apreendido foi levado ao Gecoc. "As investigações irão continuar e novos desdobramentos devem ocorrer ainda nesta semana", afirmou Gaspar.


Galeria




Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 3
Notícias Agora
Google News