07/09/2024 13:16:43

Alagoas
22/05/2012 10:39:17

Alagoas e mais cinco estados ficam com proibição de circulação de animais


Alagoas e mais cinco estados ficam com proibição de circulação de animais
Ilustração

Os estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí e parte do Pará foram classificados com risco mediano de febre Aftosa e estão proibidos de receber animais sejam: bovinos, búfalos ou derivados provenientes de outras Unidades da federação que estejam em igual ou pior situação para a doença.

 

A decisão foi tomada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com o objetivo de reduzir as possibilidades de proliferação do vírus no país. Será ampliado também o aumento no número de vacinas que devem encerrar no final deste ano.

A restrição já está em vigor e vai evitar a vinda de animais vivos susceptíveis à febre aftosa, assim como seus produtos e subprodutos nas seis regiões destacadas.Estão excluídos do inquérito soro epidemiológico, no estado do Pará, os municípios de Afuá, Breves, Faro, Gurupá, Melgaço, Terra Santa; as partes do município de Chaves situadas na região do Rio Croarí e ainda as ilhas deste município; a região localizada à margem esquerda do Paraná do Rio Juriti Velho e toda a região do Rio Mamurú, na divisa com o Amazonas.

Os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Roraima, Amapá e Amazonas, exceto parte dos municípios de Lábrea e de Canutama e as cidades de Boca do Acre e Guajará, que eram considerados com alto risco  para a aftosa,em 2012 estarão livres da classificação negativa, e deixam de participar da determinação.

 

Os animais somente poderão entrar nas regiões com a classificação de médio e alto risco após serem submetidos a exames sorológicos, explica  o diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Mapa, Guilherme Marques.


alemtemporeal //

suzana fagundes



Enquete
De 0 a 05 classifique o que você acha da Verde a Concessionária de Água e Esgotos em União dos Palmares
Total de votos: 144
Notícias Agora
Google News