07/09/2024 13:18:00

21/05/2012 17:32:48

Tv Tribuna União - Dois incêndios nesta segunda feira (21) destroem parte da Mata Atlântica em União dos Palmares


Tv Tribuna União - Dois incêndios nesta segunda feira (21) destroem parte da Mata Atlântica em União dos Palmares
Matga nativa da Serra da Barriga perde 8 hectares

Dois incêndios simultâneos foram registrados nesta segunda feira na região da Mata Atlântica alagoana, nas Serras da Fazenda Frios e na Serra da Barriga. Na primeira, em local de difícil acesso, provavelmente o fogo começou nas proximidades da Fazenda ‘Salinas’ (que queima já há uma semana) e a segunda com novos prejuízos à fauna e a flora nas proximidades do platô da Serra da Barriga, distante aproximadamente seis quilômetros do centro comercial de União dos Palmares.

A imprensa de União dos Palmares (jornalistas Ivan Nunes do blog A Palavra e João Paulo Farias do site O Relâmpago) além da editoria da TRIBUNA DE UNIÃO teve a oportunidade de registrar a fragilidade estrutural do Corpo de Bombeiros de Alagoas, que enviou ao local uma viatura com os sargentos Julião e Jaime e mais quatro bombeiros, que chegaram com dificuldade ao local do fogo quase cinco horas após o inicio. União dos Palmares e a região da Mata de Alagoas não dispõem desta prestação de serviços a exemplo de IC e IML, ficando em casos desta natureza na dependência da disposição de viaturas e pessoal de Maceió.

A Diretora da Fundação Zumbí dos Palmares ex-vereadora Genisete Sarmento em estado de desolação laconicamente disse aos repórteres que não pretendia dizer nada no momento, porém, em menos de dois meses este é o segundo registro de incêndio nas duas encostas da Serra desde que ela tomou posse no cargo.

Um nativo que vive na região como posseiro há 45 anos identificado como ‘Zeca’, confirmou que o incêndio pode ter tido origem criminosa, mas comentou que existe a forte possibilidade de também haver sido acidental, pois não chove na região há 90 dias e a terra está seca. ‘Até um raio pode provocar um incêndio’ disse preocupado.

Até o fechamento desta edição por volta das 17:00 horas, ainda havia focos de incêndio espalhados pela encosta oposta da que registrou o primeiro incêndio cerca de dois meses passados e que devastou quase 20 hectares de mata nativa, a exemplo do incêndio de hoje, causando destruição de arvores centenárias e matando centenas de animais.

da redação

antonio aragão, ivan nunes e joão paulo


Galeria




Enquete
De 0 a 05 classifique o que você acha da Verde a Concessionária de Água e Esgotos em União dos Palmares
Total de votos: 144
Notícias Agora
Google News