05/07/2024 22:24:16

Municípios
23/03/2012 21:28:47

Matadouro Público de Mata Grande é modelo no Sertão de Alagoas


Matadouro Público de Mata Grande é modelo no Sertão de Alagoas
Matadouro em Mata Grande

O Matadouro Público de Mata Grande está apto a funcionar após inspeção do juizado da Vara do Trabalho, Ministério Público, Auditoria do Trabalho e Vigilância Sanitária. O local está adequado para o funcionamento do abate de animais. A carne que vai para a mesa da população agora é de ótima qualidade.

A reforma do matadouro público foi sendo realizada aos poucos até chegar à fase de conclusão. De acordo do o auditor fiscal do trabalho, Gilberto Vasconcelos hoje Mata Grande tem um matadouro modelo na região do sertão e está entre os cinco melhores do estado.

“Entregamos 36 itens para serem cumpridos e todos foram atendidos e surpresa acrescentaram algo a mais para melhorar a qualidade de carne. Parabéns por atender as normas exigidas”, disse o auditor fiscal do trabalho Gilberto Vasconcelos.

O prefeito Jacob Brandão parabenizou todos os marchantes, no dia que o local foi inaugurado. “Agora vocês podem oferecer uma carne digna a população, coisa muito rara ainda em outras cidades. Hoje esse matadouro está entre melhores de Alagoas. Parabéns por serem os privilegiados”, comemorou.

O juiz da Vara do Trabalho de Santana do Ipanema, Henrique Cavalcante visitou todas as dependências do matadouro e fotografou as modificações e analisou também de que forma os animais eram abatidos. “Estou surpreso com a reforma até as moscas acabaram”, contou o juiz.

Carne de Qualidade

Antes os animais sofriam bastante no. Hoje o matadouro dispõe de uma pistola pneumática instrumento apropriado para finalizar o animal. Basta encostar a ferramenta sobre o osso frontal da cabeça do animal e acionar o equipamento, que injeta 175 libras de ar comprimido, força que causa morte cerebral imediata e praticamente indolor, bem diferente do uso da marreta ou do “chuncho”, instrumento que perfura e mata por sangria, ambos comumente empregados por marchantes nos matadouros de Alagoas.

Morto, o boi é içado por uma das pernas, sustentado por corrente colocada em um dos ganchos que deslizam no trilho, sistema aéreo que garante a ausência de contato entre o animal abatido e o chão. Dependurado, ele é sangrado e tem a cabeça separada do corpo, que logo depois é esfolado por equipamento. A retirada completa do couro do gado é feita por servidores que usam facas afiadas.

As vísceras também são retiradas e separadas de acordo com seu aproveitamento para consumo humano, preparo feito em setor que não tem contato direto com o espaço onde o animal é retalhado por serra elétrica, manual e facas, instrumento de trabalho mais simples e provavelmente o único comum em relação aos demais abatedouros públicos. Os trabalhadores usam Equipamento de Proteção Individual, do boné, botas emborrachadas e luvas.

O veterinário Hemerson Alencar comenta sobre a importância do novo matadouro público. “O matadouro hoje se encontra com uma estrutura adequada e inspecionada aos padrões exigidos pelos órgãos competentes. O prefeito Jacob Brandão está de parabéns pela preocupação em oferecer uma carne de qualidade, pensando sempre no bem estar da população”, disse.

Para o secretário de Agriculta, Iran Barbosa é motivo de comemoração dos habitantes o funcionamento do matadouro. “Devemos todo esse trabalho ao prefeito Jacob Brandão que nos deu carta branca para resolver esse problema que deixa várias pessoas doentes devido à contaminação na carne. Hoje temos um matadouro modelo em Alagoas estou muito feliz por ter participado desse avanço”, finalizou o secretário Iran.

Nos dias que acontecem à matança, técnicos da Vigilância Sanitária de Mata Grande fiscalizam se os marchantes e fateiras estão usando o kit individual de higiene. Toda carne é transportada por uma carroça que atende os patrões exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

alagoasnanet //

ascom



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 407
Notícias Agora
Google News