05/07/2024 22:35:41

Geral
20/03/2012 09:08:40

Governo amplia sistema de monitoramento em Alagoas


Governo amplia sistema de monitoramento em Alagoas
Ilustração

Apesar da quadra chuvosa de Alagoas ainda não ter chegado, os técnicos da Sala de Alerta, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), trabalham diariamente para ampliar o sistema de monitoramento no Estado. A equipe continua instalando as chamadas Plataformas de Coleta de Dados (PCDs), estações que enviam as informações em tempo real para a Semarh e para o site da Agência Nacional de Água (ANA).

Até 2011, 9 PCDs haviam sido instaladas nas bacias hidrográfica dos rios Mundaú e Manguada, regiões mais atingidas pelas enchentes de 2010. Em 2012, a previsão é de 14 Plataformas de Coleta de Dados sejam instaladas em diversas regiões hidrográficas. Até o momento, além das outras 9 cidades, Capela, Porto Calvo e Flexeiras também já contam com os novos equipamentos.

O meteorologista da Sala de Alerta, Vinícius Pinho, que participa diretamente dessa segunda fase de trabalho da Sala de Alerta, explicou que até o fim do ano, 14 novas PCDs serão instaladas em todo Estado. O processo nem sempre é fácil, pois além de estudarem os aspectos físicos das bacias hidrográficas, a equipe precisa encontrar locais seguros e que possuam sinal de telefonia celular para possibilitar o envio dos dados para a Semarh.

“Estamos tendo algumas dificuldades, pois o acesso em muitos casos é complicado. Precisamos subir em postes, entrar nos rios, fazer rapel em pontes, no sentido de garantir que todo equipamento esteja em condições perfeitas de funcionamento. Mas com a ajuda da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros, estamos conseguindo agilizar a instalação da nova rede hidrometeorológica”, informou o meteorologista.

Para o Secretário de Estado, Ivã Vilela, o empenho da equipe da Sala de Alerta tem trazido resultados. O trabalho realizado em Alagoas tem se tornado referência para outras unidades do Brasil e vem recebendo elogios da Agência Nacional de Águas, órgão federal que viabilizou a Rede de Monitoramento Hidrometeorológico em diversos estados.

“Evidentemente que não podemos resolver todos os problemas de uma vez, mas estamos acumulando cada vez mais experiência e ampliando nosso sistema de monitoramento das bacias. Vamos trabalhar para que todo o Estado, ou seja, todas as bacias hidrográficas estejam mapeadas no menor tempo possível. E isso certamente será de grande importância para a população e, principalmente, para as comunidades ribeirinhas”, explicou o secretário Ivã Vilela.

A próxima Plataforma de Coleta de Dados será instalada em Limoeiro de Anadia, na Bacia Hidrográfica do Rio Coruripe. Até o fim do ano, outras 10 cidades também receberão o equipamento que monitora o nível dos rios e quantidade de chuva em tempo real. As informações podem ser acessadas pelo site www.ana.gov.br e mais dados podem ser encontrados nos perfis da Semarh @semarh_al (Twitter) e Semarh – AL (Facebook).

 

portalmaltanet //

semarh



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 407
Notícias Agora
Google News