05/07/2024 23:20:00

Educação
19/03/2012 22:25:24

Estudantes de escolas públicas estaduais iniciam ano letivo


Estudantes de escolas públicas estaduais iniciam ano letivo
Divulgação

Alunos de 174 escolas da rede pública estadual em Maceió e no interior iniciaram o ano letivo de 2012. As instituições de ensino que tiveram as reformas emergenciais concluídas receberam os estudantes nesta segunda-feira (19) para a retomada das atividades escolares.

Com o andamento das reformas emergenciais, a SEE terá o seguinte cronograma para o início do ano letivo 2012: 24 escolas começam no dia 26 de março; 65 unidades no dia 9 de abril; 45 instituições no dia 30 de abril e, por fim, 17 escolas voltam às aulas durante o mês de maio.
 
Em Maceió, dentre as unidades que começaram as aulas estão as escolas estaduais José Oliveira Silva, no Vergel do Lago; Colégio Tiradentes, no Trapiche; Ladislau Neto, em Jaraguá; Malba Lins Costa, na Gruta de Lourdes; Theotonio Vilela Brandão, no conjunto Santo Eduardo, e Centro de Atendimento à Pessoa com Surdez (CAS), na Jatiúca.
 
No Cepa, maior complexo educacional do Estado, as escolas estaduais Moreira e Silva, José da Silveira Camerino, D. PedroII, Teotônio Vilela, José Correia da Silva Titara, Laura Dantas e Afrânio Lages também iniciaram suas atividades.
 
Retomada das aulas
A escola estadual Moreira e Silva, uma das principais instituições de ensino do Cepa, teve suas atividades escolares retomadas nesta segunda-feira. Os 1.734 alunos, divididos em três turnos, foram recepcionados por professores e pela direção da escola. “A partir de hoje, iniciamos os trabalhos, com a apresentação dos professores aos alunos e aos pais. A nossa maior preocupação para o início das atividades nesta segunda-feira é o cumprimento do calendário escolar que deve ser seguido para a preparação dos alunos para o Enem. Ano passado, mantivemos a média e aprovamos cerca de 70 estudantes na Ufal, Ifal e outros vestibulares”, relata o diretor Roohelmann Pontes.
 
Já os alunos da Escola Estadual José Oliveira Silva, no Vergel do Lago, puderam conferir, nesta segunda-feira, o resultado da reforma na instituição. “Olhei a minha sala e gostei do que vi. Não tem mais poeira e sujeira para prejudicar a nossa saúde”, disse o estudante do sétimo ano, Micael Marcelino. Segundo a diretora da escola Rosângela Montelares, os professores e alunos ficaram satisfeitos com o resultado da reforma e estão prontos para a retomada das atividades. “Com a reforma concluída, já começamos a todo vapor”, afirmou.
 
Para a secretária adjunta da SEE, Josicleide Moura, o início do ano letivo após as reformas garantiu a qualidade na estrutura física e a ampliação da satisfação do aluno em estar na sala de aula. “O ano letivo inicia e ele será proveitoso para os alunos, principalmente com a realização das reformas emergenciais que garantem melhorias para a qualidade do trabalho de professores e diretores”, pontua.
 
Parceria Governo e MPT
A retomada do ano letivo na Escola Estadual Théo Brandão, localizada no bairro do Poço, contou com muita expectativa de alunos e professores. A instituição do ensino recebeu a visita do procurador Rodrigo Alencar, que por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e o Ministério Público do Trabalho (MPT), irá adotar temporariamente uma instituição estadual de ensino para a implementação de ações que ainda não estão previstas pelo Governo de Alagoas. Tais benefícios decorreriam do pagamento de multas fixadas em termos de ajuste de conduta e do pagamento de indenizações de ações civis públicas movidas pelo MPT.
 
“O objetivo da parceria é ampliar ações para melhorar a condição do trabalho do profissional da educação e do jovem do Ensino Médio, que é um trabalhador em potencial. Inicialmente, para a escola Théo Brandão, garantimos a aquisição de 15 aparelhos de ar-condicionado (splits) para a climatização das salas de aula”, explica Alencar.
 
Para a secretária adjunta da SEE, Josicleide Moura, a parceria vem para ajudar as ações do governo estadual. “A parceria demonstra a credibilidade do Governo com as instituições e órgãos que representam a sociedade”, complementa.
 
Conforme dados da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), outras 151 escolas ainda não iniciaram as aulas por estarem submetidas a reformas mais complexas ou por terem finalizado o ano letivo 2011 recentemente. O secretário de Estado da Educação e do Esporte, Adriano Soares, declarou que as obras serão conduzidas com mais celeridade. “A secretaria cobrará das empresas responsáveis pela reforma a intensificação do ritmo das obras para a entrega das demais escolas o quanto antes”, afirma o secretário Soares.

 

agênciaalagoas // 



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 407
Notícias Agora
Google News