03/07/2024 12:38:23

Alagoas
14/03/2012 16:30:42

Outra estatistica negativa: Alagoas é líder no número de casos de violência contra a mulher


Outra estatistica negativa: Alagoas é líder no número de casos de violência contra a mulher
3º Forum Jarede Viana

O Nordeste lidera as estatísticas de incidência de violência contra a mulher e Alagoas encabeça a lista. O dado foi apontado numa pesquisa, que envolve outros 10 países, divulgada no 3° Fórum Jarede Viana. Profissionais da área da saúde, funcionárias públicas e estudantes universitárias se reuniram para discutir estratégias de enfrentamento à violência contra a mulher e fortalecer as políticas de promoção à saúde.

O evento, cujo painel de discussão é “Feminismo e Saúde na Contramão da Violência” está sendo realizado nesta quarta-feira (14), no auditório do Maceió Mar Hotel, na Ponta Verde, pela Secretaria de Estado da Saúde, ainda relacionado ao Dia Internacional da Mulher.

Betânia Ávila, membro do SOS Corpo (PE), Maria Neide Martins, da União Espírita Santa Bárbara; Norberta Milanesi, freira do grupo de irmãos do Sagrado Coração de Jesus; Sandra Canuto, superintendente da Vigilância em Saúde e a sanitarista Sônia Cavalcanti foram homageadas por seu papel representativo nessa luta.

Uma das palestrantes foi Juliana César Araújo, advogada que faz parte do Instituto Gestos, de Pernambuco. Ela desenvolveu uma pesquisa sobre violência contra a mulher, em parceria com profissionais de outros 10 países.

O Nordeste lidera as estatísticas de incidência de violência doméstica, assim como um número crescente de novos casos de mulheres com HIV. Com relação aos crimes relatados à central de atendimento à mulher em 2010, 58,8% de violência física foram registrados na região, assim como 25,3% da violência psicológica e 11,6% dos ataques morais.

O número de ataques sexuais é considerado pequeno: 2,1%. O patrimonial representa 1,7%, cárcere privado, 0,4%, e tráfico de mulheres, apenas 0,1%. Entre as vítimas da violência contra a mulher, as solteiras morrem mais em via pública, representando 33,8%. Já as casadas, 39,7%, viúvas, 41,7%, e separadas, 36,1%, são assassinadas dentro de casa.

 

gazetaweb //

jobinson barros e katherine coutinho 



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 400
Notícias Agora
Google News