03/07/2024 11:25:36

Municípios
13/03/2012 23:03:55

Ex-prefeita de Olho d’Água é indiciada por desvio de recursos


Ex-prefeita de Olho d’Água é indiciada por desvio de recursos
Prefeitura de Olho d'água Grande

A ex-prefeita de Olho d'Água Grande, Tereza de Fátima Barbosa Cedrim, foi indiciada pela Polícia Federal, no final da tarde desta terça-feira (13), pelo crime de desvio de recursos federais. Ela é acusada de utilizar verba de um programa da União para pagar pessoas que não seriam beneficiárias do projeto. O inquérito segue agora para o Ministério Público Eleitoral (MPE).

De acordo com a PF, após os depoimentos prestados por Tereza Cedrim e por Nilza Cabral, ex-secretária de Ação Social de Olho d'Água Grande, à época da gestão da ex-prefeita, ficou comprovado o envolvimento das duas, então, servidoras, no crime de desvio de recursos públicos. O dinheiro era do Programa Agente Jovem - patrocinado pelo governo federal - e fora utilizado, indevidamente, no ano de 2008, durante os meses que antecederam as eleições. Apesar de ter praticado a suposta ilegalidade, ela não conseguiu se reeleger.

As investigações comprovaram que, ao invés de pagar aos beneficiários do projeto, as gestoras públicas usavam o dinheiro para fazer pagamentos a terceiros que nada tinham a ver com o Agente Jovem. Tal desvio também fora comprovado pela Controladoria Geral da União (CGU), cujos levantamentos serviram de ‘munição’ para embasar o inquérito da Polícia Federal.

A polícia não informou o montante supostamente desviado. Concluído, agora o inquérito segue agora para o Ministério Público Eleitoral.

Ex-prefeita já foi denunciada pelo MPF

Esta não é a primeira denúncia feita contra Tereza Cedrim. Ela já foi denunciada, em 2010, pelo Ministério Público Federal (MPF), com base na Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8429/92) cuja pena, em caso de condenação, vão da suspensão dos direitos políticos por tempo determinado, perda do cargo público, ressarcimento ao erário, proibição de contratar com o Estado, além de pagamento de multa.

A ação foi movidas pela Procuradoria da República em Arapiraca e tramita na 8ª Vara Federal, localizada no mesmo município.

E o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas também já condenou a ex-prefeita por ato ilegal. Em 2006, quando administrava Olho d’Água Grande, Tereza de Fátima Barbosa Cedrim, foi multada em 50 UFPAL (equivalente a R$ 810,50). Acatando parecer do conselheiro Roberto Torres, o pleno da Corte de Contas aplicou-lhe a penalidade porque ela deixou de encaminhar documentos referentes ao processo licitatório nº 001/2002 para o órgão. Ela foi obrigada a depositar o valor no Fundo Especial de Desenvolvimento das Ações do Tribunal de Contas (Funcontas).

 

gazetaweb //

janaina ribeiro



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 400
Notícias Agora
Google News