03/07/2024 11:22:21

12/03/2012 23:03:25

'Persistência'


'Persistência'
Dr. Jacinto Martins de Almeida

- O que teria acontecido se o presidente LULA tivesse desistido de sua candidatura à presidência da República diante das sucessivas derrotas eleitorais? Logicamente, não teria sido presidente.

- O que teria acontecido se Thomas Ávila Edison, o inventor da lâmpada elétrica, tivesse desistido de fazer a lâmpada acender depois de mais 1000 tentativas? Logicamente, hoje não teríamos a luz elétrica.

Muitas pessoas, após tentarem uma ou algumas vezes, desistem, param ou se cansam, concluindo que alcançar o que querem é impossível. Mas essa é uma conclusão que elas tiraram sozinhas, é uma conclusão do seu pensamento, e essa conclusão pode não ser verdadeira!

É verdade. Às vezes uma tentativa não dá certo, causa desmotivação e como consequência leva a desistência. Por isso, não adianta desanimar. Desanimar só aumenta a dificuldade de viver sua vida e enfrentar os seus obstáculos. Se desanimar, reclamar, desistir e xingar resolvesse; esse mundo seria muito melhor, pois tantos optam por apenas fazer essas coisas.

No meu entendimento só existem duas formas de não se conseguir. Uma das formas é: NÃO TENTAR.

A outra forma é: TENTAR, FALHAR E DESISITIR. Por isso, haverá momentos em nossa vida, que iremos cair, e pensar que não temos mais nenhuma força para nos levantar. Iremos achar que não temos esperança, que é impossível se levantar; mas não é. Para isso, é necessário termos o desejo com a respectiva ação para nos levantar; tentando: uma, duas, três, quatro, cinco... Cem... Duzentas; etc.

Mesmo que falhe em todas as tentativas; mude a forma de tentar e tente mais e mais, continue tentando, tentando, até conseguir. Você só não consegue, se falhar e desistir. Se você falhar e desistir acha que vai se levantar novamente? Nunca, pode ter certeza disso.

Se prestarmos atenção em uma criança, iremos observar que ela cai diversas vezes quando está aprendendo a andar. Entretanto, ela levanta-se todas as vezes que cai. Isso ocorre, porque ela não conhece o fracasso. Se, quando bebês, tivéssemos medo de falhar, poucos de nós teríamos aprendido a andar! Para aprender a andar, tivemos de cair algumas vezes, arranhar os joelhos e machucar o rosto.

Para ter sucesso, para nos tornarmos vitoriosos, devemos correr o risco do fracasso. A lição importante é esta: o fracasso não é derrota, a não ser que você o permita. Mas você pode pensar diferente. Você pode confiar; acreditar, aguardar com otimismo e persistir. Aliás, essas são as atitudes dos vencedores.

No entanto, é bom lembrar: mesmo que estejamos motivados pelo desejo e realizando a ação no sentido de nos levantarmos, através tentativas exatamente iguais e não obtermos resultado. Deveremos mudar imediatamente a forma de tentar e prosseguir quantas vezes forem necessárias, até alcançarmos o nosso objetivo. Portanto, não devemos fazer as coisas repetidas, da mesma forma, e esperar resultados diferentes. Essa forma de tentativa não seria mais desejo e persistência, e sim, insanidade.

Quando Thomas Edison, o inventor da lâmpada elétrica, já tinha tentado e falhado 1000 vezes tentando fazer a lâmpada acender; um amigo tentou desestimulá-lo, aconselhando-o a desistir e perguntou: como ele se sentia por ter falhado 1000 vezes ao tentar fazer a lâmpada acender? A resposta dele foi a seguinte: Acabei de descobrir 1000 maneiras diferentes de como não fazer uma lâmpada acender. Depois de mais 200 tentativas, cada vez mudando a forma de tentar, conseguiu o seu objetivo.

Por isso, ele deixou esse pensamento: NOSSA MAIOR FRAQUEZA ESTÁ EM DESISITIR. O CAMINHO

MAIS CERTO DE VENCER É TENTAR MAIS UMA VEZ. (Thomas Edison)

Dr. Jacinto Martins de Almeida

Psicólogo/Psicanalista/Hipnólogo/Acupunturista

ESPECIALISTA NO TRATAMENTO DE MEDOS E DORES

 




Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 400
Notícias Agora
Google News