01/07/2024 11:46:03

06/03/2012 10:35:38

Polícia enviará reforço para União dos Palmares


Polícia enviará reforço para União dos Palmares
Delegada Fabina Leão

Medidas mais enérgicas serão tomadas pela Polícia Civil para  coibir a onda de violência em União dos Palmares. Em menos de duas semanas sete homicídios foram registrados, sob forte suspeita de ligação com o tráfico de drogas. A gota d’água foi o assassinato de Elivaldo Rocha de Mendonça, de dez anos, que foi torturado e teve uma das orelhas decepada. A polícia investiga se o menor foi morto porque servia ao tráfico.

 

A delegada Fabiana Leão, diretora da Polícia Judiciária da Área III, que abrange o território do município, declarou ontem que está colocando reforços para atuar de forma mais organizada na região. Segundo ela, o delegado Antônio Nunes, da delegacia regional em União dos Palmares, solicitou o apoio da polícia itinerante nas diligências, composta por mais cinco policiais.

 

“Estamos resgatando um grupo chamado Geae, que é itinerante e vai dar apoio à delegacia. Cinco Policiais vão para a distrital, em regime de plantão”, disse.

 

Os policiais darão plantões por tempo indeterminado no município. “Esses policiais são de exclusividade da Polícia Judiciária e atuarão na área em caráter voluntário. Não sei quanto tempo ficarão na cidade”, disse.

 

O delegado Renivaldo Batista da Silva, diretor da Polícia Judiciária da Área II, também ficará próximo do município para ajudar a suprir a demanda. “Os delegados ficaram muito assoberbados com problemas de plantões. A gente arregimentou uma distribuição”, ressaltou.
Além disso, o município receberá reforço policial do Departamento de Investigações e Capturas (Deic), conforme Fabiana Leão. “A doutora Ana Luiza [delegada e diretora da Deic] está mobilizando para definir a atuação”, afirmou.

 

Protesto


População vai às ruas cobrar atuação eficaz da Polícia Militar

 

O movimento União Pela Paz ganhará as ruas de União dos Palmares, hoje, para cobrar das autoridades um maior empenho quanto à segurança do município.

 

De acordo com o estudante João Paulo Farias, um dos representantes do movimento, a passeata prevê a participação dos cinco mil matriculados nas redes de ensino municipais, mototaxistas, Igreja Católica e duas associações comunitárias.

 

A concentração será a partir das oito horas, na Praça Frei Damião, com destino à Câmara dos Vereadores, localizada no Centro da cidade. “Teremos duas paradas. A primeira será no 2º Batalhão da Polícia Militar e a segunda no campus da Uneal [Universidade Estadual de Alagoas]”, explicou.

 

A mobilização reivindica a ampliação do efetivo da Polícia Militar no município e, consequentemente, uma atuação mais eficiente. “A Polícia Militar daqui tem um efetivo de 10 a 15 pessoas. É muito pouco”, reclama o estudante ao se referir ao número de habitantes do município, cerca de 63 mil.

 

O tenente Gilson, do 2º BPM, garante que estão articuladas atuações ostensivas nos bairros de maior periculosidade. “Vamos organizar várias operações. Tivemos algumas reuniões com o comandante do Batalhão com relação a medidas de precaução mais eficazes”, destacou.


MINISTÉRIO PÚBLICO

 

Em decorrência da onda de violência no município, o procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares Mendes, designou novos promotores para atuarem na 3ª Promotoria, em União dos Palmares. O promotor Antonio Luiz Vilas Boas será o titular do município contando com o auxílio da promotora Carmen Silvia. “A violência é muito grande em União dos Palmares. Posso dizer que 60% a 80% dos homicídios são provenientes do tráfico de drogas. A pretensão nossa é manter uma reunião com os delegados de polícia na quarta-feira. Não podemos permanecer numa situação dessas”, explanou o promotor Antonio Luiz Vilas Boas.

 

tribunahopje //

daniel maia



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 397
Notícias Agora
Google News