01/07/2024 11:47:40

Alagoas
04/03/2012 12:09:07

Piso salarial dos professores preocupa prefeitos em Alagoas


Piso salarial dos professores preocupa prefeitos em Alagoas
Ilustração
A definição do novo piso nacional da Educação, no valor de R$ 1.451 para o ensino básico, divulgado semana passada pelo Ministério da Educação (MEC), é considerada uma grande conquista do segmento, na avaliação das entidades de classe. Mas abre, de imediato, uma nova luta que a categoria já se prepara para enfrentar, pelo seu cumprimento.

Isto porque o piso é lei e vale para todos os Estados e municípios, grandes ou pequenos, de qualquer parte do País, e a aplicação do reajuste – 22% em relação ao piso do ano passado – deve vigorar de imediato, com efeito retroativo ao mês de janeiro, segundo entendimento da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE).

Mas tanto os prefeitos quanto o próprio governo estadual ainda falam na realização de estudo para saber como e quando vão pagar.

“No ano passado, deu trabalho para os prefeitos e o governador implantarem o piso. Uma boa parte resistia em seguir o índice e corrigir os salários no índice aprovado – 25%. Em alguns casos, estivemos a ponto de recorrer à Justiça, mas não foi preciso. Todos eles acabaram aplicando”, diz Célia Capistrano, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal).

gazetaweb //


Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 397
Notícias Agora
Google News