28/09/2024 21:32:50

Polícia
27/02/2012 16:51:44

Sindpol critica projeto de desativação de delegacias no Estado


Sindpol critica projeto de desativação de delegacias no Estado
Sindpl desaprova projeto

Um projeto de redistribuição das polícias no interior do Estado promete gerar polêmica entre a Secretaria de Defesa Social e o sindicato que representa a categoria. Em busca de ações para redução da criminalidade no Estado, a Seds apresentou, nesta segunda-feira, 27, na reunião do Conselho Estadual de Segurança (Conseg) um modelo de reordenamento de delegacias de forma a desativar as ociosas e criar superintendências regionais para ocupar o lugar das atuais Delegacias Regionais.

A ideia é dividir o Estado em 25 áreas de atuação que serão conhecidas como superintendências, escolhidas de acordo com o índice de criminalidade e violência. Nessas áreas/Regiões as polícias Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros atuarão de forma conjunta. Nas cidades que não existirem as superintendências, haverá necessidade de deslocamento das equipes.

A Secretaria de Defesa Social quer seguir um modelo de combate à criminalidade semelhante ao que vem sendo adotado em estados como Pernambuco, Rio de Janeiro e Paraná e de alguma forma reduzir os custos com delegacias consideradas ‘ociosas’.

O plano discutido na reunião do Conseg deixou o Sindicato da Polícia Civil de Alagoas (Sindpol) preocupado. O sindicato critica o fato de a população não atendida pela superintendência ter que se deslocar de sua cidade para conseguir atendimento e proteção policial, além da falta de efetivo suficiente para dar suporte ao trabalho no interior.

“O projeto não esclareceu quais delegacias serão extintas, apenas informou a criação de oitos áreas integradas em Maceió, duas em Arapiraca e dezessete em cidades estratégicas”, disse o Sindpol, através de nota à imprensa. Para eles a proposta é polêmica e inviável.

O presidente do Sindpol, Josimar Melo, defendeu a importância da permanência das delegacias nas cidades, tanto para investigação como conhecimento da área e assistência à população. “Sem isso, o trabalho estaria inviabilizado”.

As falhas detectadas no projeto deverão ser encaminhadas ao Conseg.

 

alagoas24horas //

danielle silva

sindpol



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 28
Google News