O comando da Polícia Militar divulgou, na manhã desta terça-feira (14), o plano de segurança para o Carnaval 2012, que começa no próximo sábado. Ao todo, serão usados mais de 6,5 mil homens em todo o Estado. Na grande Maceió, onde estão concentradas cidades como Paripueira e Barra de São Miguel, serão mais de mil PMs por dia, além de 124 viaturas.
Segundo o comandante da corporação, coronel Luciano Silva, está sendo montada uma verdadeira operação de guerra para garantir a paz dos algoanos e turistas que estarão brincando o Carnaval. "Todo o efetivo está sendo empregado e iremos contar ainda com um helicóptero para uma ação rápida em qualquer ponto do Estado", frisou.
Luciano Silva evitou falar sobre uma possível deflagração de greve dos policiais militares nesta quarta-feira (15). "O esquema de segurança está montada e a população pode confiar que a corporação fará tudo para que sejam dias de paz", resumiu.
O comandante de Policiamento da Capital, coronel Gilmar Batinga, explicou que na região metropolitana, onde se concentra a maioria dos foliões, serão usados 1.034 policiais por dia. O maior efetivo será empregado nas cidades de Maceió, Barra de São Miguel, Paripueira e Marechal Deodoro.
"É preciso frisar, no entanto, que todo o policiamento ordinário de Maceió está mantido para o atendimento ao 190. Nas áreas de Carnaval, estamos usando policiamento extra. Estamos trabalhando para que a festa de Momo seja tão tranquila quanto o réveillon", afirmou.
No Interior, serão empregados 477 policiais militares na região do Sertão; 1264 na região Agreste e do Baixo São Francisco, e 640 na Zona da Mata e na região de Maragogi.
A operação Carnaval 2012 da Polícia Militar começa na sexta-feira (17) quando as tropas começam a embarcar para as cidades do Inteiror e termina na quarta-feira de cinzas.