“Idade Terceira, Vida de Primeira” será o tema do VI Seminário de Cidadania, que dedica essa edição à pessoa idosa e aos seus direitos. Considerando aspectos do Estatuto da Pessoa Idosa, o Seminário tratará de importantes temas para que a pessoa da chamada terceira idade tenha uma vida saudável e os seus direitos concretizados. Um desses direitos será como construir um município amigo da pessoa idosa.
Essa ideia de município amigo da terceira idade tem uma amplitude das maiores, pois significa dizer que terá que ser um município amigo de todos e todas que nele residem e transitam, em especial quanto às questões de mobilidade e de acessibilidade.
Nessa dimensão de construção de um município amigo da pessoa idosa, um dos temas mais importantes a ser tratado no VI Seminário será o da educação de idosos, tendo como parâmetro os princípios da Andragogia, que seria a ciência do orientar o aprender de idosos e adultos, segundo a mensagem de Malcolm Knowles, pois “a experiência é a fonte mais rica para a aprendizagem de idosos e adultos, que são motivados a aprender conforme vivenciam necessidades e interesses que a aprendizagem satisfará em suas vidas”, afirma o estudioso.
A política de cuidados paliativos, seja ela pública seja particular ou a articulação das duas ações no ambito municipal é outro dos temas a ser debatidos no Seminário, além de outros temas que são fundamentais para o exercício dos direitos da pessoa idosa.
A promoção do Seminário é da CCP - Comissão de Cidadania de Palestina e da Associação dos Pequenos Agricultores de Palestina. Segundo Aloísio Dantas, “como em todo o Brasil, a pessoa idosa que vive e convive em Palestina sofre muito, por falta de políticas públicas municipais ou ampliação de alguma já existente”. ”Precisamos nos organizar para lutar pelos direitos”, arremata o pequeno agricultor e presidente da Associação.
O VI Seminário é gratuito e aberto a todos e todas, e durará todo o dia. Porém, por limitação do local, estão sendo feitas inscrições antecipadas. A Coordenação do evento pede às pessoas interessadas que façam as suas inscrições antecipadamente, em razão da necessidade de organizar-se material e alimentação.
Palestina, pequeno município do Médio Sertão alagoano, fica a cerca de 22 quilômetros de Maceió, com acesso pela rodovia AL-220, até o entroncamento de Olho d’Água das Flores, a partir dali, segue-se pela rodovia AL-130, no sentido Pão de Açúcar e no povoado Impueira de Cima entra-se à esquerda. Após 6km chega-se à cidade. O acesso está afastado.
Outras Maiores informações sobre o Seminário podem ser obtidas com Aloísio Dantas e com os professores Damião Nogueira e Joelma Anjos pelos telefones (82)9916-4597 e (82)9975-3309, bem como pelo imeio: ccpalestina@hotmail.com.
Abaixo, panfleto-convite sobre o evento. Por favor, divulguem e participem!
VI – SEMINÁRIO DE CIDADANIA Idade Terceira, Vida de Primeira
DATA: 11/02/2012 - sábado HORAS: 08:00 às 16:00 LOCAL: Escola Estadual Manoel Pereira Filho ENDEREÇO: Rua Pedro Felix de Melo, 784 - Centro MUNICÍPIO: Palestina – AL - CEP 57410-000 E-MAIL: ccpalestina@hotmail.com – (82)9916-4597
PROGRAMAÇÃO 08:00: Inscrições 08:40: Formação da Mesa 12:00 Almoço
PALESTRAS
A Comunicação e Pessoa Idosa
Direitos Humanos e Velhice
Estatuto da Pessoa Idosa
A Pessoa Idosa e Acessibilidade
Direitos à Saúde da Pessoa Idosa
A Pessoa Idosa e Mobilidade
Direitos a Cuidados Paliativos
Direito a Transporte
Direito a Organiza-se
PROMOÇÃO:
CCP - Comissão de Cidadania de Palestina; Associação dos Pequenos Agricultores de Palestina APOIO: FOCCOPA – Fórum de Controle de Contas Públicas em Alagoas.
alagoasnanet //