Uma denuncia chegada à editoria deste portal noticioso informou que as passarelas que estão sendo construídas pela empresa cearense “Artileste” (a mesma que construiu o muro de contenção do Rio Mundaú e que desabou quando houve aumento do volume de água no ano inverno passado) anexas a Ponte ‘Abdon Cupertino” que interliga a Rua Orlando Bugarin a AL-205 em União dos Palmares estaria sendo efetuada apenas por três funcionários sem a presença de máquinas e equipamentos e que um dos acessos a uma das passarelas já apresentava rachões. A obra já dura 15 meses disse o denunciante.
Na tarde desta segunda feira (30) foi constatada a veracidade da informação: em realidade um dos acessos a rampa no lado direito (quem sai de União) está com a estrutura de cimento rachada; ainda não foram construídos corrimões na pista de rolamento (estreito demais) da quase centenária ponte e os serviços estão sendo efetuados em ritmo lento demais, acreditando-se inclusive que estaria fora do tempo de conclusão estabelecido pelo organograma de reconstrução do governo estadual.
Um funcionário da empresa localizado na cidade e que não estava na obra no momento da visita da reportagem disse mediante o pedido de sua identidade ser preservada que “a firma Artileste está realizado obras em várias frentes de serviços e deixou União para trás, mas acredito que assim que a firma se desocupar de Murici virá toda para União. Só não sei dizer se já acabou o prazo de entrega” disse o funcionário.
Para um mestre de obras da cidade, “Tudo está sendo mal feito, só pra ganhar o dinheiro do governo que é do povo. Não se faz aterro de cabeceira de ponte com terra escorando muro de proteção; as passarelas estão mal feitas – veja, uma já rachou pela economia de material usado na obra – e a sustentação das mesmas passarelas que são estreitas e não cabe sequer um animal, estão fora dos padrões de segurança. Com a força da água, em pouco tempo elas (as passarelas) vão cair, todos vão ver. Além do mais, a ponte que só cabe um veiculo transitando de cada vez não foi ampliada”.
Como nenhum representante da empresa foi localizado na cidade, fica aberto o espaço com o mesmo destaque neste noticioso para se quiser, apresentar esclarecimento ao contribuinte de União dos Palmares.
antonio aragão //