União dos Palmares deve ganhar nos próximos dias uma sala de tanotopraxia que será inaugurado juntamente com o novo velório da Organização Azevedo Funerais o que tornará a empresa a maior do gênero no interior de Alagoas e uma das mais bem equipadas do Nordeste brasileiro.
Tanotopraxia segundo a enciclopédia Wikipédia significa ‘ o procedimento de preparação do cadáver para o velório, assim o corpo não sofrerá, pelo tempo solicitado pelos familiares, as decomposições naturais.
Um dos motivos da tanatopraxia é evitar que o cadáver se transforme em um perigo em potencial para a higiene e saúde pública, pois, foi possível registar numerosos casos de acidentes infecciosos provocados por restos mortais. Sendo que de fato as bactérias não patogénicas num ser vivo perduram depois da morte.
No caso de se tentar evitar a decomposição do corpo, é utilizada a técnica de aplicar injeções de produtos bactericidas, com o objetivo de destruir as bactérias existentes como também de estabelecer um ambiente ascético capaz de resistir a uma invasão microbiana.
Corpos mutilados também recebem tratamentos de restauros e cosmética para tentar restituir o aspecto natural dos traços do defunto com o objetivo de atenuar o sofrimento dos familiares’.
Mesmo sendo porftador de um diploma que o credencia para atuar nesta modalidade profissional, o empresário Nilson Azevedo afirmou que pretende contratar outro profissional, salientando que esta prestação de serviços não é direcionada apenas aos clientes do plano de asistencia funerária da Organização Azevedo Funerais, mas será expansivo a toda comunidade da região.
antonio aragão //
wikipédia