A Prefeitura de União dos Palmares tem recebido criticas da comunidade pela deficiência da iluminação pública na zona urbana e sobretudo pelos valores cobrados abusivamente da ‘taxa de iluminação pública’ em locais considerados como sendo zona rural taxada em valores altos mesmo inexistindo a iluminação como é o caso da Fazenda Frios cujos moradores alegam se tratar de área fora do alcance do desagradável imposto onde também não existe infra-estrutura como saneamento básico e outros serviços essenciais a comunidade oferecidos pela administração municipal.
Na cidade as pessoas ao perceber a presença da reportagem dentre outras queixas enfatizam que as ruas estão às escuras e que apesar dos pedidos formulados a secretaria de Infra Estrutura nenhuma providencia é tomada a respeito. No caso especifico da Fazenda Frios, das poucas lâmpadas nos postes que são colocadas por conta do usuário o caso fica mais grave.
Um consumidor de energia cuja conta foi arbitrada em R$ 134,83 a taxa de iluminação pública foi cobrada no valor de R$ 20,20 mesmo a lâmpada do poste próxima a residência estando queimada a mais de dois anos. Na cidade, na mesma proporção da Fazenda Frios as taxas são exorbitantes cobradas a critério da administração municipal cuja atitude dá margem a especulações da comunidade referente à aplicação da verba que no caso seria especifica para manter a cidade iluminada.
Mesmo reconhecendo que o Poder Público enfrenta dificuldades no tocante a conversação da iluminação – alvo principal de vândalos – “não se justifica uma cobrança neste valor” disse um contribuinte revoltado.
antonio aragão //