Com um investimento de R$ 3 milhões na restauração da antiga linha férrea que ligava a histórica cidade de Piranhas (AL) a Jatobá (PE), o Ministério do Turismo (Mtur) pretende, com a retomada do passeio turístico da locomotiva “Maria Fumaça”, incrementar o turismo no Sertão alagoano.
Com o recurso já empenhando, o projeto de revitalização vai interligar a cidade histórica ao Lago de Xingó, local onde será construído um restaurante receptivo para receber os visitantes. Com isso, a locomotiva histórica que recebeu melhorias vai realizar um trajeto de 11 km margeando o rio São Francisco.
Atualmente a cidade “Capelinha”, como é conhecida Piranhas, é o quarto destino turístico mais visitado de Alagoas. Ficando atrás apenas da capital Maceió, e das cidade circunvizinha Marechal Deodoro (Praia do Francês), e da cidade pólo, Maragogi.
Com forte apelo cultural, arquitetura privilegiada e cenários exuberantes às margens do Rio São Francisco, Piranhas, recebe o maior número de visitantes vindo do estado vizinho: Sergipe. Assim, com o investimento a expectativa é que mais turistas saiam da capital alagoana, Maceió, para descobrir as belezas do sertão.
A estimativa que ainda nos segundo semestre deste ano o passeio de locomotiva passe a funcionar.
tribunahoje
embarque nordeste