30/09/2025 12:53:51

23/01/2012 13:09:29

Mano confirma a TRIBUNA ser candidato a Prefeito de União dos Palmares

Mano confirma a TRIBUNA ser candidato a Prefeito de União dos Palmares
Mano pretende ser candidato a Prefeito

O economista e agropecuarista Manoel Gomes de Barros ‘Mano’ confirmou em conversa informal a Tribuna de União que é candidato a Prefeito de União dos Palmares na próxima eleição de outubro pelo PSDB em atenção aos apelos dos seus correligionários e a comunidade de sua terra União dos Palmares além do resultado das ultimas pesquisas que o indicam como favorito para substituir o atual prefeito Dr. Areski Freitas.

‘Mano’ como é conhecido e gosta de ser tratado foi o único político na história de União dos Palmares a exercer a titularidade do governo de Alagoas quando do afastamento do então Governador Divaldo Suruagy. Anteriormente havia sido prefeito de União dos Palmares (na década de 70), deputado estadual por duas legislaturas, secretário da Agricultura do Estado por quatro anos, vice-governador e finalmente Governador, seqüenciando o trabalho político iniciado pelo seu pai Antonio Gomes de Barros (que foi um dos maiores políticos de Alagoas) falecido repentinamente quando era Vice-Governador do Estado e por

Um pouco da história de Mano

Durante a disputa do cargo de Prefeito de União dos Palmares contra o candidato oposicionista José Vianna em uma das mais acirradas campanhas políticas da história do município, ‘Mano’ foi surpreendido pela morte de seu pai em um final de tarde do domingo durante uma carreata. Pensou em desistir da campanha pelo choque que tomou com a perda de seu pai, líder e maior amigo, mas convencido pelos amigos continuou a luta até sair vitorioso nas urnas. Começava ai a consagração de um político que escreveu seu nome na história do município através do voto do povo do seu povo que o consagrou a quatro décadas passadas e que ainda hoje o tem como líder.

Quando prefeito reestruturou a máquina administrativa, reformou a Avenida Monsenhor Clóvis Duarte, e com sua equipe transformou a feição paisagística da cidade. As ruas e avenidas eram limpas e organizadas, o funcionalismo recebia dentro do mês trabalhado, porém faltando um ano para o termino do mandato o entregou a seu amigo Benedito Correia de Lima, concorrendo no ano seguinte ao cargo de deputado obtendo maioria esmagadora em União dos Palmares.

Na Assembléia, tornou-se uma espécie de líder e conciliador mesmo como legislador inexperiente, porém seu valor (já demonstrado na reconstrução de União) como administrador foi reconhecido em nível de estado quando lhe foi entregue a Secretaria de Agricultura do Estado onde exerceu um trabalho ainda hoje comentado por sua regularidade, austeridade, sinceridade e honestidade.

Reeleito deputado estadual na outra eleição concorreu ao governo tendo Divaldo Suruagy como companheiro de chapa quando foram eleitos em pleito bastante disputado, mandato que exerceu durante dois anos quando da renuncia do Governador. Coube-lhe mais uma vez por ‘ordem na casa’ e demonstrar sua tendência administrativa. Pagou funcionários em atraso e acabou com um longo período de greves inclusive da Policia Civil, fatos que o tornaram o centro da atenções políticas do país pelo fato de ninguém acreditar que pudesse com sua pouca idade resgatar uma administração estadual desgastada.

Na área de Segurança Pública, ‘Mano’ tomou a decisão de prender os integrantes da conhecida e temida ‘Gangue Fardada’ prendendo seus integrantes trazendo a Alagoas a paz e o respeito às pessoas e as instituições, tornando o estado um lugar ideal para se morar.

Sem cargo público, demonstrou mais uma ocasião sua liderança em todo estado ao eleger por três mandatos consecutivos o atual deputado estadual Nelito Gomes de Barros. Aos 67 anos de idade, casado com a bacharela Jane Gomes de Barros com quem tem quatro filhos, Mano é fazendeiro em União dos Palmares e além do deputado estadual Nelito, uma de suas filhas é destaque no Ministério Público de Pernambuco, onde exerce o cargo de Promotora Pública da cidade de Caruaru no vizinho estado.

Sobre seus adversários políticos Mano serenamente enumerou um a um afirmando que “apesar das divergências políticas, são todos pessoas que merecem exercer o cargo, mas sou candidato e claro pretendo me eleger pelo povo da minha terra que já me proporcionou e participou de grandes vitórias e alegrias. Pretendo encerrar minha carreira política como Prefeito da minha terra” encerrou o líder.

antonio aragão //